Caro amigo Wilton Lima,
Vou te passar alguns dados para você fazer uma matéria no seu blog sobre a saúde de Açailandia. Com medo de retaliações, peço que não divulgue meu nome, no entanto, se for necessário posso testemunhar em juízo.
SESP – Hospital Público Municipal por Dentro
Cirurgias Eletivas
As cirurgias eletivas que sao aquelas que o paciente precisa esperar para serem realizadas, estão suspensas a mais de 6 meses, por esse motivo pacientes estão procurando outras cidades para fazer seu tratamento. E o que é pior o dinheiro para pagamento destas cirurgias vem todo mês e não se sabe aonde vai parar.
Farmácia Básica
Conforme informações repassadas pelos próprios servidores do Hospital Municipal na Farmácia Básica do SESP estão faltando todos os tipos de medicamentos essenciais para se fazer tanto as cirurgias, bem como do atendimento básico na emergência, além do medicamento para os pacientes dos internados.
Higiene
Funcionários da lavanderia e da limpeza em geral estão trabalhando sem a mínima proteção, correndo o risco de uma contaminação por bactérias ou vírus hospitalar.
Médicos
Os poucos médicos contratados pela prefeitura estão indignados e suspendendo os serviços ao município devido não estarem recebendo conforme o combinado. Eles só não se manifestam porque a grande maioria trabalha fazendo atendimento particular no hospital São Sebastião e receiam uma retaliação do Irmão do prefeito, Petrônio Gonçalves, dono do Hospital.
Baixos Salários
Os técnicos de enfermagem estão ganhando muito mal, muitos deles comentam que a grande maioria ganha somente um salário mínimo por mês, que sao os contratados. Em função disso a prefeitura jamais irá convocar os concursados. Com isso, continuam pagando migalhas aos servidores da saúde e desobedecem ao último Termo de Ajuste Conduta que veta a contratação de servidores. Mesmo os recém concursados estão ganhando muito pouco, não chegam a atingir um salário e meio.
Compra Ilegal de Medicamentos
Segundo informações ainda não confirmadas a prefeitura estaria comprando medicamentos de uma distribuidora ilegal na cidade de João Lisboa, e para driblar a fiscalização, os remédios estariam sendo transportados nas poucas ambulâncias que ainda funcionam na secretaria de saúde.
Morte no Hospital
Pacientes estão morrendo nas filas do Hospital Municipal por falta de atendimento médico e a população não toma conhecimento. Outro dia uma senhora entrou em trabalho de parto e tudo se encontrava na mais perfeita normalidade - a criança nasceu morta e com o crânio afundado, inclusive esse caso é de conhecimento do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailandia. Outro caso recente me chamou a atenção: “Em quanto um paciente era atendido na sala de Raio-X, um médico que estava no plantão de emergência lhe receitava uma medicação para um tipo de doença e na hora do exame o paciente vomitou tão forte que sujou o jaleco do técnico em Raio-X. Preocupado com o estado do paciente o técnico acionou o Dr. Paulo que estava passando no corredor na hora e pediu pra ele olhar o estado do paciente dentro da sala de Raio-X. Imediatamente o médico constatou que o paciente estava com tuberculose”.
Laboratórios
A prefeitura alem de descredenciar os laboratórios que prestavam serviço ao município, nem se quer chegou a quitar os débitos contraídos. E, ainda transferiu a grande maioria dos serviços a um laboratório de apadrinhados do prefeito localizado na vila Ildemar.
Roubo
O descaso é tão grande que até óleo diesel estar sendo roubado do gerador do hospital municipal. Outro dia faltou energia e quando foram ligar o gerador o mesmo estava sem óleo diesel, sendo que poucos dias atrás o tambor de 200 litros estava cheio.
Desperdício
Os banheiros do Hospital Municipal derramam água 24 horas por dia nas torneiras das pias, bem como nas descargas por falta de manutenção.
COM A PALAVRA O MINISTÉRIO PÚBLICO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário