terça-feira, 13 de abril de 2010

“Os Gonçalves”, os velhos/novos donos de Açailândia

* Por Wilton Lima

Foto AçailândiaAçailândia – A família Gonçalves comandada pelo prefeito Ildemar (PSDB) temendo não eleger sucessores tem pressa em tomar posse das principais instituições que fazem o município funcionar, tornando-se os verdadeiros donos de Açailândia. Só o Matadouro e a Rodoviária, conforme Projeto de Lei tramitando na Câmara Municipal, serão comandados pelos Gonçalves por mais 30 anos.

Um único mandato dado pelo povo ao prefeito Ildemar, não foi suficiente para saciar a sede de poder dos Gonçalves em Açailândia e mesmo depois do desastre que foi a sua administração na época, ele voltou triunfante e ganhou nova eleição com apenas 34 votos de diferença. Pronto, matamos a sede de poder dos Gonçalves. Que nada, a família queria muito mais! Nova candidatura e nova vitória. Para não perder a contagem já se soma três mandatos, portanto, 16 anos mandando e desmandando em Açailândia.Ildemar pronta2

Enfim surge uma ameaça!!!

Ildemar percebe que com os desmandos praticados no município em hipótese alguma fará seu sucessor, além do mais, terá dificuldades infindáveis de eleger um parente deputado estadual.

Novo perigo!!!

O objetivo dos Gonçalves passa então a ser o de buscar a legalização através da Câmara de Vereadores o domínio sobre as principais instituições que fazem mover a máquina administrativa. Primeiro foi o domínio sobre a água através do SAAE (Sistema de Água e Esgotos de Açailândia) autarquia criada de maneira legal, porém imoral, e está hoje sob a égide de um dos sobrinhos do prefeito, Élson Santos.

O segundo passo foi a privatização dos transportes coletivos. A concessão a preços astronômicos foi dada a uma empresa se não fictícia, ao menos suspeita, que terá o direito de  explorar o ramo por décadas. Corre a boca miúda que os Gonçalves também seriam os donos, com o uso de “laranjas” é claro, da empresa detentora da concessão.

Agora chegou a vez do Matadouro e da Rodoviária - os Gonçalves querem mandar nestas duas instituições por míseros 30 anos. Significa dizer que os nossos netos mesmo antes de nascerem já estarão sob o comando dos Gonçalves.

Enquanto isso o Ministério Público descansa em berço esplêndido e observa de braços cruzados os “Gonçalves” virarem definitivamente os “Donos de Açailândia”.

Nenhum comentário: