quarta-feira, 14 de abril de 2010

Deu no Blog do Freire: Chuvas fortes revelam fragilidade nos serviços de Infra-Estrutura da prefeitura de Açailândia

*Por Gilberto Freire

clip_image001Açailândia - No bairro do Jacu há varias famílias necessitada de moradia.

Algumas delas vivem as margens do córrego Jacú e com as fortes chuvas as águas sobem deixando alagadas as casas.

Isso causa transtorno e revolta para os moradores que sem condições são obrigado a permanecerem no local.

Dona Ana Amélia, mora bem ao lado do córrego, ela teve a casa alagada e na noite em que até energia faltou, ela teve a ajuda dos vizinhos para levar os pertences para a casa de sua filha que mora perto dali. clip_image002

Ao lado da casa dela existia um criatório de animais, porcos, patos, galinhas e até uma égua, todos foram levados pela enxurrada do rio que transbordou durante a chuva.

A rua é a Lamante Junior (Foto Acima) que sem pavimentação, fica frágil e quando vem às chuvas, a rua fica cheia de buracos prejudicando o acesso dos moradores.

A rua poucas vezes foi lembrada pela prefeitura que apenas clip_image003colocou manilhas para escoar a água mais não fez nenhuma contenção para evitar alagamento das casas que há anos estão em situação de risco.

Outra rua que não suportou as águas foi a 9 de Junho ainda no Bairro do Jacu (Foto).

Os bloquetes mal colocados, foram levados pelas águas, no local ficou uma grande cratera, uma cerca de madeira foi derrubada e o caos foi instaurado no local, a casa que a cerca pertencia ficou totalmente sem acesso.

Crianças brincam próximo ao buraco correndo risco de acidentes.

clip_image004Na vila Ildemar passamos em frente a chamada rua da carniça (Foto) que passa ao lado do campo de futebol e presenciamos um verdadeiro rio de águas sujas e contaminadas passando por ali.

A falta de infra estrutura é um problema crônico de toda a cidade, até os lugares que já passaram por pavimentação sofrem com a fragilidade dos serviços.

No centro da cidade a falta de esgotos provoca uma avalanche de lama e lixo nas ruas, as pessoas ficam ilhadas nas calçadas.

Nenhum comentário: