domingo, 16 de maio de 2010

PT do Maranhão sacramenta apoio à Roseana

clip_image001

São Luis - O PT do Maranhão sacramentou neste domingo (16) o apoio a candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). Em manifesto entregue a Roseana, com mais de 90 assinaturas de delegados que participaram do encontro do partido em março, os petistas reafirmaram que o projeto nacional da legenda no Estado passa pela reeleição da peemedebista, ao mesmo tempo em que reinvindicam a vaga de vice-governador na chapa.

Participaram da reunião, encerrada por volta das 16h e realizada no hotel Holliday Inn (São Francisco), os secretários petistas José Antonio Heluy (Trabalho), Anselmo Raposo (Educação), Edmilson Santos (Desenvolvimento Social), o também secretário Hildo Rocha (Articulação Política), o presidente do partido no Estado, Raimundo Monteiro, o suplente de deputado federal Washington Luiz Oliveira, o prefeito Luizinho da Amovelar (Coroatá), o ex-prefeito Miltinho Dias (Barreirinhas), os pré-candidatos Frasuila Lopes e Edmilson Carneiro, além de cerca de cem integrantes da legenda.

Washington e Monteiro evitaram falar abertamente que a questão foi realmente fechada em favor de Roseana. Disseram que vão encaminhar o documento para a Direção Nacional do PT “decidir”. No entanto, segundo apurou o blog, essa foi a fórmula que o partido no Estado foi orientado a fazer para evitar confronto interno. Na semana passada, o presidente Lula bateu o martelo em favor de Roseana, segundo revelou o jornal O Globo.

Segundo Washington, o encontro marcado para o dia 21, quando seriam definidas questões relativas a candidaturas de senador e vice, não deve ser mesmo mais realizado. “Queremos evitar o confronto porque já tinha gente (Domingos Dutra) dizendo que iria haver sangue”, disse. De acordo com ele, a questão agora está nas mãos do presidente Lula e da pré-candidata Dilma Roussef. “Eles é que vão fazer a análise (do manifesto) e decidir. Não se trata de intervenção. Estamos tentando encontrar uma saída política. O encontro passado foi muito contubardo e inibiu a manifestação livre dos delegados”, explicou.

Declarações

Muito assediada durante a reunião, a governadora teve de posar para fotos  com os novos “companheiros” e até ganhou de presente uma camisa com a estrela vermelhado do PT. Ela garantiu a participação de um membro do partido na chapa majoritária, mas evitou fechar questão em torno da vice.

clip_image002“Eu não quero vocês por debaixo dos panos. Eu não tenho vergonha de vocês e nem vocês de mim. Não quero subserviência. Não quero um partido fraco do meu lado. Por isso coloquei três secretários em pastas importantes e estratégicas. Não quero que aconteça com vocês o que aconteceu em 2008 quando o PT não elegeu nenhum candidato a vereador”, disse ela, sendo interrompida por efusivos aplausos.

Na sequência, completou: “Queremos uma aliança em pé de igualdade. Não tenho nenhum problema de colocar os projetos do PT no plano de governo e da participação de vocês na campanha. Não tenho nada a esconder. Vocês vão fazer parte da minha chapa (majoritária). Vão ser verdadeiramente meus companheiros de luta”.

Fonte: Décio de Sá

Fotos: Handson Chagas/Divulgação

Nenhum comentário: