* Por Wilton Lima
Açailândia – Todos já conhecem a minha luta pela verdadeira liberdade de expressão a ser aplicada na Imprensa de Açailândia. Alguns veículos ou proprietários/arrendatários de Açailândia foram aos poucos deixando que a classe política não só tomasse conta das suas empresas, mas também começasse a mandar nas suas próprias consciências. Profissionais que em sua grande maioria não tiveram a oportunidade de sentar em um banco da faculdade de jornalismo, mas exercem através das necessidades surgidas ao longo da vida e de um Dom dado por Deus, infelizmente deixam de valorizar-se e se vendem por míseros trocados. Não quero aqui me colocar como o grande salvador da pátria ou superior a qualquer outro colega de imprensa, mesmo porque também fui vítima dessas mesmas necessidades e me prestei por longo tempo a esses míseros trocados.
Pensei em desistir e me manter nesta mesma zona de conforto. E foi aí que finalmente me rebelei, resolvi dizer não, é claro que as necessidades continuam, mas decidi capitanear essa luta da verdadeira liberdade de expressão na imprensa de Açailândia.
Isso desagradou aos poderosos e passei a ser perseguido, os amigos se afastaram, restando uns poucos. Fui retirado do Ar de maneira violenta e truculenta, análoga aos tempos da ditadura. Cheguei a ouvir do diretor da empresa a qual tenho ainda um contrato de arrendamento de horário, professor Dorgival Gerônimo da Silva, um dos pioneiros da comunicação em Açailândia, que pra fazer Rádio da maneira livre e soberana ora praticada por mim, seria necessário que fosse proprietário de uma emissora.
Foi então que resolvi ser dono de uma emissora e junto com alguns poucos amigos resolvi comprar um streaming de Rádio On-Line, ou seja, criar ferramentas possíveis através da maior rede de comunicação livre, A Internet, que possibilitem ao ouvinte e profissionais de Rádio ter a oportunidade real de sua verdadeira liberdade de expressão – criamos então a LIBERDADE FM. Estamos ainda em caráter experimental e alguns transtornos serão enfrentados pelos nossos internautas e agora também ouvintes. Do lado superior direito do nosso Blog você vai encontrar alguns botões – se não quiser ouvir a nossa Rádio é só clicar Stop.
A rádio na Internet afasta-se do seu conceito original, pois o tipo de comunicação que se estabelece está mais vocacionada à comunicação que se faz na Internet, baseando-se na hipertextualidade, interação e expressão multimídia, mantendo a difusão sonora como fio de ligação ao passado. No website, a rádio expõe uma estrutura nova, mais rica e diversificada que concorre com a forma tradicional da rádio.
A webradio por ser um meio que funciona somente na Internet e que modifica o próprio conceito clássico que se tinha da rádio, permite ao utilizador ter mais possibilidades de visitá-la e utilizá-la a qualquer hora que pretender. Possibilidades essas que o utilizador/ouvinte não se encontrava no processo tradicional. O fato de existir unicamente na Internet faz com que as pessoas tenham mais possibilidades, sendo mais vantajosa: o utilizador pode desfrutar de vídeos, imagens, noticias, áudio, etc. em arquivo. São estas características que fazem com que a rádio na Internet seja considerada como um novo meio de comunicação que possui uma grande difusão a nível mundial. Este sucesso também se deve ao fato de a webradio ser convertida num meio especialmente visual, pois a forma de atrair mais públicos depende em grande parte da qualidade gráfica do site.
Esta nova forma de rádio é considerada mais dinâmica e interativa, pois o ouvinte que passa a ser considerado também de utilizador, pode comunicar com os profissionais da rádio através de fóruns de discussão e salas de conversação. Mas ainda não é independente da FM.
O Futuro das Rádios On-Line
Segundo pesquisas feita em 2003 pela empresa ARBITRON , que é especializada em medir a audiência de áudio e vídeo transmitidos pela Internet: entre as dez emissoras de rádio mais acessadas nos Estados Unidos, 07 existem apenas no mundo virtual. O número é significativo, principalmente se levarmos em conta que as emissoras tradicionais representam mais de 80% dos endereços www de rádio.
E esta não parece ser uma situação passageira. Desde que o ranking foi divulgado pela primeira vez, em 1999, as emissoras virtuais têm aparecido no topo das listas de audiência.
Grande parte do público que coloca as rádios virtuais no topo do ranking de audiência tem entre 12 e 24 anos . Não é coincidência o fato de ter sido esta mesma turma a responsável pelo sucesso estrondoso dos sistemas de troca de arquivos MP3 há mais ou menos 06 anos.
No mês passado, algo em torno de 18 milhões de americanos ouviram rádio pela web. No total, as 2.300 emissoras auditadas pela ARBITRON produziram uma audiência equivalente a 17 milhões de horas em março, um número três vezes maior do que o registrado há 02 anos.
A maioria das pessoas ouve rádio enquanto realiza outras atividades. A diferença é que, no caso do rádio on-line, as atividades complementares geralmente estão ligadas ao próprio computador.
Se você tivesse de optar entre o aparelho de televisão e o computador com acesso à Internet, com qual ficaria? Agora tente imaginar qual seria a opção escolhida pelo seu filho ou por aquele sobrinho adolescente. Se você respondeu que ficaria com a televisão, mas demonstrou dúvida com relação à segunda pergunta, é provável que tenhamos muita coisa em comum.
Uma pesquisa - a primeira do gênero - realizada pela EDISON MEDIA RESEARCH revelou que 03 em cada 10 internautas nos Estados Unidos abriria mão da TV para permanecer conectado à web. Isso significa que algo em torno de 16 milhões de pessoas não teriam dúvidas em abandonar a TV para ficar exclusivamente com o computador. Os responsáveis pela pesquisa consideraram os resultados "significativos", tendo em vista que a televisão está completando meio século de existência, enquanto a web apenas ensaia os seus primeiros passos.
De acordo com pesquisa divulgada em 2003 pela UIT, o Brasil ocupava o 3° lugar no Ranking daquele com 14 milhões de usuários conectados à Internet.Ficando atrás apenas do Canadá em 2° lugar com 16 milhões e Estados Unidos em 1° lugar com 159 milhões de usuários.
O perfil sócio-econômico do usuário Internet é bastante atrativo:
A) 30% dos usuários são empresários;
B) 84% pertencem as classes A/B e 13% a classe C;
C) 32% ocupam posições de destaque em suas atividades.
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