terça-feira, 15 de junho de 2010

Eleição do Conselho Tutelar virou caso de Polícia

algemas Açailândia - Depois de passar por duas  apurações de denúncias de possíveis irregularidades eleitorais, uma no COMUCAA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e  outra no Ministério Público, ambas concluindo  pelo arquivamento , agora a eleição do Conselho Tutelar (CONTUA) torna-se também caso de polícia.

Denunciantes estão sendo intimados/as a darem esclarecimentos à Polícia Civil, m queixa de parte denunciada.

Ao mesmo tempo, denunciantes também já  recorrem contra a resposta do Ministério Público Estadual, dada no meio da semana, entendendo que ele não apurou com o devido rigor e seriedade as denúncias que lhe foram encaminhadas, ao mesmo tempo em que admitiu alguns dos acontecimentos e fatos apontados nas denúncias.

Também outras ações judiciais estão sendo impetradas, por parte de denunciantes, tratando de assuntos de “calúnia, injúria, difamação”, sobretudo um lote fornido de comentários postados em artigos e matérias de blog’s locais.

Infelizmente, o apelo da Paróquia São João Batista e do Fórum DCA/Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como do próprio COMUCAA.,  manifestado por ocasião da posse do CONTUA 2010/2013, realizada na noite da última segunda-feira, não foi atendido, e “o clima de tensão” mencionado no apelo das instituições não só continua, como se amplia e aprofunda.

Enquanto isso, “os melhores interesses da Criança e do Adolescente” e “a construção de um município mais justo para a Infância” ficam em segundo plano (afinal, conselheiro/a tutelar foi eleito/a para atender exclusiva e integral zelando pelos Direitos de cada Criança e Adolescente açailandense, e não para ocupar seu tempo com demanda policial, judicial ou partidária-politiqueira, ainda mais tomando a iniciativa destas ações...) e “a família do Conselho Tutelar, conselheiro(a)(s) e ex-conselheiro(a)(s)” se desintegra de vez...

“É a treva”!

Fonte: Eduardo Hirata

Comentário do Blog: Toda essa confusão vem causando danos irreparáveis a sociedade e todos os esforços empreendidos pelo Conselho Tutelar de Açailândia na defesa da criança e do adolescente estão sendo colocados em segundo plano, tudo em detrimento a interesses particulares. Isso é lamentável! Todas as matérias postadas neste Blog abordando o assunto foram objeto de vários comentários, alguns enriqueceram o debate, no entanto, outros de modo pejorativo fizeram acusações covardes entre sí, digo covardes em virtude das postagens não serem identificadas. Espero que os comentários que serão postados em discusão a esta matéria, sejam na busca de encontrar a solução para o problema instalado no COMUCAA  e CONTUA e que possamos identificar os autores das postagens, isso significa credibilidade em suas posições.

8 comentários:

Marlene disse...

Eu quero dizer que nunca tinha visto um assutno ganhar tanto espaço na midia local como esse. Isso me leva a pensar que essa eleição do CONTUA esta com cara de previa de eleiçaõ majoritaria de prefeitura em cidade de interior. Por que ou asunto k ja abusou, o seu contexto, e tanta coisa falada e escrita sobre essa eleição, k a muito tempo ela ja perdeu a sua função de Liberade Civica, passou a ser algo de um grupo contra outro.
K coisa horrivel. Eu ja fui conselheira do CMDCA e fiz eleição tb de CONTUA mais nucna tinah visto algo parecido com o k esta acontecendo em Açailandia nesses ultimos meses.
Por favor parem com esse assunto sem relevancia, pq relevante e a "Atenção que deverá ser dada a Criança e ao Adolescente da Regiao."
Se oe eleitos estao disposto a fazersu papel, entao: "deixa o povo trabalhar". Por que esse assunto ja esta esgotado.

Anônimo disse...

Luana


Como acadêmica de Direito, fiquei estarrecida com o artigo do Sr. Eduardo Hirata. Digo assim, em razão do mesmo levantar muitas dúvidas e suspeitas quanto a forma que o Ministério Público conduziu a investigação da suposta fraude ou crime eleitoral que três candidatos eleitos ao CONTUA teriam praticado. Analisando friamente os fatos, a denúncia protocolada junto ao COMUCAA e MINISTÉRIO PÚBLICO foi subscrita e assinada pelos candidatos não eleitos ou pelos suplentes, porém, apenas o Sr. Eduardo Hirata continua "esperneando" quanto as duas investigações conduzidas pelo COMUCAA, órgão onde ele é um mero assessor, e pelo Ministério Público. Vejo mais interesse nele que nos candidatos denunciantes.

Vejam que é notória a manipulação que ele exerceu sobre os denunciantes. Mas, agora vejo as coisas de maneira bem mais grave, pois ele praticamente acusa o Ministério Público de conivente ou prevaricante. Isso é algo muito grave.

Anônimo disse...

Wilton Lima sempre acompanho seu blog e dias atrás vi várias baixarias direcionadas ao Eduardo Hirata, inclusive acusações bastante graves e desprovidas de provas.

Porém, um blogueiro foi bastante enfático em dizer que assinar uma representação acusando pessoas que foram eleitas para o cargo de conselheiro tutelar, sob a argumentação de que eles haviam praticado crime eleitoral, poderia acarretar em um processo criminal contra os denunciantes caso não fossem comprovadas as acusações de crimes eleitorais.

Após ler os vários artigos, pesquisei e vi que há um crime chamado "denunciação caluniosa" e com penalidades graves. Se vc acusa alguém da prática de crime e faz surgir um inquérito, investigação ou processo contra o denunciado sabendo que ele é inocente, vc pratica esse crime.

Ora, assinar duas representações que foram protocoladas no COMUCAA e na Promotoria, deflagrando investigações contra os conselheiros eleitos (Zé da Saúde, Ismael e Edna) é algo grave, principalmente por atingir a honra destas pessoas, por ser desprovidas de qualquer prova e por querer usar a Justiça para interesses pessoais e eleitoreiros.


Diante dos vários comentários, deveriam os denunciantes terem sido mais prudentes e irem retirar as acusações. Agora, depois de ampla investigação feita no COMUCAA e, especialmente, na Promotoria, resolveram as pessoas investigadores que não havia qualquer prova ou crime praticado.

Resta os denunciantes responderem judicialmente e perante a Justiça pelas suas ações. Estranho mesmo é que o Eduardo Hirata defende muito os denunciantes, evidenciando o que muitos dizem de que ele mesmo foi quem escreveu as Representações e "incutiu" na cabeça dos candidatos não eleitos ou nos suplentes para assinarem elas.

Que respondam pelos seus atos e prestem contas à Justiça

Anônimo disse...

Emendando o comentário que postei logo acima Wilton, quero dizer ainda que moro na Vila São Francisco e acompanho o trabalho da Edna há vários anos.


Sempre vi nesta mulher um exemplo de pessoa. A lista de trabalhos prestados em nossa comunidade permite a Edna pleitear o Mandado de Conselheira Tutelar.

De repente, acompanhamos a campanha da Edna e no dia das eleições até fizemos trabalho voluntário para ela, sem ganhar qualquer valor em troca, mas, para nossa surpresa um grupinho de pessoas capitaneadas pelo Hirata passam a atacar vários candidatos eleitos, inclusive a Edna, pessoa que na minha forma de ver foi a mais atingida e desmoralizada.

Digo para vc, que em minha casa, nem eu ou minha mulher votaria na Edna se ao final dessa investigação toda, ela não tomasse providencias no sentido de responsabilizar criminalmente quem disparou graves e bárbaras acusações contra ela.

Eu ouvi um comentário, onde a pessoa dizia que aconteceu um "acordão", no qual não se investigaria mais nada desta eleição e todos iam ficar "quietos" após essas investigações. Veja bem, se a Edna não procurar responsabilizar os denunciantes, eu irei acreditar que houve esse "acordo" mesmo.

Ou ela processa esses canalhas, ou em minha casa ela não terá mais voto e vez.

E esse artigo postado pelo Hirata, só mostra que ele está envolvido nisso até o pescoço, manipulando os perdedores. Ele deve estar é com medo de sobrar cadeia para ele também, pois os denunciantes tem mais é que se ferrar.


Força Edna

Anônimo disse...

Juliana

"Os denunciantes estão recorrendo sob a alegação de que o Ministério Público não agiu com rigor"

É essa a citação que há no artigo e deixa bem claro que o Ministério Público, para os denunciantes, agiu com irresponsabilidade, foi omisso, prevaricou. É dessa forma que compreendo a citação que há no artigo publicado pelo Eduardo Hirata.

Gente, isso é coisa séria. Como alguém pode atacar um órgão responsável, de grande respeito e conceito perante toda sociedade brasileira? Há um tanto de desespero e de falta de respeito em geral.

Os denunciantes, inicialmente, atacaram de toda forma os conselheiros eleitos, utilizando de Representação perante o COMUCAA e o próprio Ministério Público, enquanto isso o Sr. Hirata utilizou o Jornal do Maranhão, onde ele escreve uma coluna, para continuar os ataques, direcionando a metralhadora até para quem não foi candidato, o que se reflete em total falta de ética e preparo para o exercício do cargo de assessor.

Depois de profundas investigações feitas pelo COMUCAA e Ministério Público, ambos entenderam por bem arquivar o processo, pois, não havia provas que corroborassem com a denúncia.

Agora, o Hirata e denunciantes abrem as baterias de acusações de maneira irresponsável tentando desestabilizar e desmoralizar o Ministério Público, pelo simples fato deste ter agido dentro do exercício de suas funções e de maneira independente, destituído de conteúdo político o que se reveste a atuação do Eduardo Hirata.

Quero ver como a Promotoria irá se postar diantes destas insinuações fortes e criminosas.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa Edna.

Como vizinha e eleitora sua, sinto orgulho de voçê, de sua garra, fibra e determinação, além de sua retidão em tudo que faz.

Parabenizo a senhora, pois sou testemunha de sua luta, de sua campanha e de seu esforço. Sabemos muito bem que voçê conseguiu se eleger sem qualquer fraude ou abuso na campanha. Particularmente, eu não trabalhei nela, mas, pude sentir a sinceridade e compromisso da senhora.


Depois de todo esforço, pessoas que só se preocupam com suas próprias mesas e bolsos passam a ofender e injuriar a senhora, acusando de algo que eles sabem ser mentira.

Agora, tou com a senhora e acho que voçê tem de buscar uma reparação na Justiça. Essas pessoas que lhe ofenderam não podem ficar impunes e achar que estão acima da lei. A arrogância deles é tamanha que, mesmo depois de agirem errado, acusarem sem provas, agora passam a ofender e tentar desqualificar o Ministério Público e os Promotores de Justiça.


Esses perdedores não respeitaram o passado e o nome que a senhora construiu ao longo dos anos. Agora, não respeitam os Promotores. Esquecem quantos anos de estudo e trabalho tiveram os Promotores para estarem exercendo o cargo que hoje ocupam.

Os perdedores estão desesperados com a possibilidade de irem presos por que a senhora foi buscar seus direitos na Justiça. Que continue agindo assim para continuar gozando do respeito, admiração e votos que tem em nossa Vila São Francisco.

A senhora não tem nada haver com as atitudes erradas, insensatas e criminosas dos denunciantes. Agora que eles prestem contas das ações deles na Justiça.

Parabéns Edna


Ana Carla

Anônimo disse...

RAIMUNDO RODRIGUES

rapaz, onde anda e o que faz a Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão que não se manifesta?

Raimundo, você é o vice-presidente da associação. Então se manifeste e que associação tome providências para cobrar da Polícia e da Justiça a responsabilização das pessos que ofenderam e acusaram publicamente os conselheiros eleitos. Só a Edna que foi na Polícia cobrar providências, pois o que os denunciantes fizeram é crime de denunciação caluniosa.

Ora gente, se os denunciantes e o Eduardo Hirata forem condenados, eles perdem os direitos políticos e, caso sejam funcionários públicos, perdem o cargo. Isso vai fazer o Eduardo Hirata perder a vaguinha de assessor/babão e manda-chuva lá no COMUCAA. Eles não poderão sequer serem suplentes, pois perdem os direitos políticos, não podem votar, não podem ser votados ou exercer qualquer cargo público, mesmo em comissão.

Entendeu o motivo do desespero e imbecilidade daquele assessor do COMUCAA?

Estamos acompanhando todo esse imbróglio e agora queremos que a associação dos conselheiros tome uma iniciativa e que seja algo concreto, na Polícia ou Poder Judiciário, do contrário, ficará evidente que esta associação não tem serventia alguma.


Geraldo (Getat)

Anônimo disse...

Geraldo

Para concluir, Wilton.

Eu como denunciante, já tinha dito de quem foi a idéia de fazer essas representações aí que o povo comentou.

Eu tirava era o meu da "reta" e não ia pagar pela trama maquiavélica dos outros. Fazia logo isso antes que fosse tarde.

E todos sabem que a representação foi coisa do Eduardo Hirata e da Dione, pelo que se lê os comentários de seu blog.

Acho que quem foi acusado, como a Senhora Edna tem todo o direito de ir até a Polícia cobrar a aplicação da lei, a exemplo do que fizeram os denunciantes. É a política do "dando que se recebe".

E acho que o Ministério Público tem de tomar providências contra o Eduardo Hirata, pois em meu entender ele agrediu e ofendeu o Ministério Público, bem como seus funcionários.