quinta-feira, 22 de julho de 2010

Coligação de Roseana fica com o maior tempo de TV e Rádio

horario eleitoral São Luis - De todos os candidatos ao governo, Roseana Sarney (PMDB) conseguiu a maior fatia de tempo na propaganda eleitoral. Ela contará com 9min17s38 para mostrar ao eleitorado as proposta da campanha. O espaço conquistado no rádio e na televisão é quase o triplo do reunido pelo ex-governador Jackson Lago (PDT). O pedetista congrega o segundo maior tempo de propaganda com 3min11s04. O espaço da peemedebista é tão grande que os adversários não conseguiriam superá-la caso somassem todos os tempos. Eles reuniriam apenas 9min01s01. Os números foram divulgados na tarde de ontem no auditório do TRE durante a elaboração do Plano de Mídia 2010. Também houve o sorteio da ordem de aparição de cada candidato na propaganda eleitoral. Agendada para as 16 horas a reunião sofreu um atraso considerável.

O candidato a governador pelo PSOL, Saulo Arcangeli, será o primeiro a aparecer na programação da TV e do rádio. Na ordem do sorteio, o candidato Marcos Igreja (PCB) discursará após o socialista. Depois será a vez de Roseana. Seguida por Marcos Silva (PSTU) e Jackson (PDT). O comunista Flávio Dino (PCdoB) será o último a falar.Esse será o esquema do primeiro dia da propaganda gratuita, marcado para 17 de agosto. Nos dias seguintes, o primeiro a apresentar as propostas será o último do dia anterior. Ou seja, no segundo dia, o primeiro a discursar será Flávio Dino (PCdoB) seguido pela ordem já mencionada. Os candidatos ao governo terão propagandas às segundas, quartas e sextas. Na televisão, o material será exibido das 13 às 13h18 e das 20h30 às 20h48. No rádio, será das 7h às 7h18 e das 12h às 12h18.


O motivo para a diferença entre os tempos de cada candidato é a quantidade de partidos presentes nas coligações. Cada concorrente ao governo recebeu um minuto. Depois, foi acrescida uma quantia referente à representação das siglas na Câmara Federal. Roseana conseguiu reunir 15 legendas na coligação “O Maranhão Não Pode Parar” e recebeu mais 8min17s38. Enquanto Jackson com a coligação “O Povo é Maior” formada por PDT/PSDB/PTC aumentou 2min11s04. Já Flávio Dino uniu PCdoB/PSB/PPS na coligação “Muda Maranhão” acrescendo 1min27s36. O PSOL de Saulo Arcangeli recebeu mais 4s23. Como PCB e PSTU não têm representantes na Câmara Federal, os dois partidos ficaram apenas com o tempo da distribuição igualitária.

Exemplo da influência dos partidos nessa divisão dos tempos foi a alteração gerada pelo indeferimento das candidaturas do PSDC a deputado federal. O partido registrou os nomes no dia 10 de junho. O desembargador Joaquim Figueiredo considerou o pedido como extemporâneo. Pelo calendário eleitoral, o último prazo para os registros ocorreu no dia 5 de julho. Os candidatos que não foram registrados pelos partidos nesse dia ainda tiveram mais 48 horas para requerer individualmente ao TRE, o que não ocorreu no caso do PSDC. A sigla chegou a figurar entre as legendas aliadas à candidatura de Roseana Sarney no material distribuído à imprensa antes da convenção do PMDB. Contudo, no registro do tribunal, o PSDC aparece como sem coligação.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=eJiYg5L3O2M

veja o que foi dito ontem no jornal da globo peloarnaldo jabor esta é a realidade , todo amranhense sabe disso