terça-feira, 31 de agosto de 2010

REPORTAGEM DA VEJA CORROBORA: Açailândia, eixo do Maranhão e do Brasil

Livro do pr silvio vieira Quando ainda fazia faculdade, na cidade de Imperatriz, lembro-me de um debate que aconteceu em sala de aula a respeito da criação do estado Maranhão do Sul. Em meio às fervorosas opiniões, levantei um ponto na discussão, interrogando onde seria localizado a capital do novo estado?

Houve silêncio por alguns segundos, até que um dos debatentes afirmou que pela importância econômica de Imperatriz, esta seria a futura capital do estado Maranhão Sul do Sul. A partir desse ponto, o debate tomou um novo rumo, ficando centrado no tema sobre a capital do novo estado. Naquele momento fiz uma exposição sobre as potencialidades econômicas do nosso município, revelando aos imperatrizenses informações desconhecidas deles. Informações que coloca Açailândia em pé de igualdade, se não, até mesmo superior à cidade de Imperatriz como candidata a futura capital do Estado do Maranhão.

A reportagem da Veja desta semana (As 20 metrópoles brasileira do futuro), vem apenas corroborar aquilo que falei no dia do debate, como também confirmar nossa tese, defendida na monografia, apresentada à Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, transformada, posteriormente, no livro “Açailândia, eixo do Maranhão”, onde, detalhadamente, mostramos os fatores que colocam Açailândia, na dianteira dos 217 municípios maranhenses, como também entre as 20 metrópoles brasileira do futuro.

Açailândia , um povoado nascido durante a construção da rodovia Belém-Brasilia, no final dos anos 50, foi, até 1981, apenas um distrito de Imperatriz. Contemplada com empreendimentos governamentais de grande porte, tais como a construção da rodovia BR-222, Estada de Ferro Carajás e a Ferrovia Norte Sul, a pequena localidade da Pré-Amazônia maranhense agigantou-se como o maior centro industrial maranhense, com a instalação, em seu território, de um dos mais importantes pólos de ferro-gusa do Brasil e do maior pólo de distribuição de combustíveis da região.

Estas circunstâncias tornou verdadeira a frase sonhadora dos poetas açailandenses, José Carlos Trindade (Zezão) e Luis Fernando Almeida Gonçalves: Açailândia, expressa o progresso, eixo do Maranhão”. Esta não é uma frase futuristica, pelo contrário, é uma frase sonhadora que saiu do coração de poetas sonhadores. Eles acreditavam tanto nessa possibilidade que não temeram em compor o hino açailandense e incluir essa expressão sonhadora no estribilho das estrofes do hino.

Estes poetas, acreditavam de tal forma no povo dessa cidade que escreveram dizendo: “aqui na cidade onde eu moro, a cada nascer do sol, nasce uma nova esperança, anseio de um povo que fala com as mãos”. Os poetas com uma visão além do alcance vislumbraram o futuro promissor desta cidade.

Fonte: Livro Açailândia eixo do Maranhão de autoria do pr. Silvio Vieira

Pr. Silvio Vieira

Formado em Direito

Formado em História

Pós graduado em Gestão Empreendedora de Negócios

Pós graduando em Gestão Pública

Nenhum comentário: