quinta-feira, 4 de novembro de 2010

‘Patricinha’ serrista que atacou NE é demitida

De O Globo:

São Paulo – O escritório Peixoto e Cury Advogados, da capital paulista, informou nesta quarta-feira que a estagiária e estudante de Direito Mayara Petruso não faz mais parte de seu quadro funcional. A universitária é apontada como autora de comentários racistas no Twitter, feitos logo após à divulgação do resultado das eleições presidenciais. Mayara responsabilizou o povo do Nordeste do país pela vitória de Dilma Rousseff (PT). “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!” publicou a estudante no microblog.

A declaração causou polêmica entre os internautas: alguns se posicionaram contra e, uma minoria, a favor. Horas depois, ela cancelou seu perfil no Twitter, Facebook e Orkut.

De acordo com a assessoria de comunicação do escritório onde estagiava, não é possível dizer o motivo pelo qual a jovem deixou o emprego: “O Peixoto e Cury Advogados confirma que a estudante de Direito, Mayara Petruso foi sua estagiária, porém, não faz mais parte dos quadros do escritório” diz a nota enviada à imprensa pelo escritório.

Ainda de acordo com o texto, o escritório repudia o ato da estudante de direito: “Com muito pesar e indignação, lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis”.
Nesta quarta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil secção Pernambuco (OAB-PE) apresentou uma notícia crime ao Ministério Público Federal, em São Paulo, que deverá analisar as provas encaminhadas e analisar se é cabível a abertura de uma ação penal contra a jovem.

O Globo tentou conato com a estudante, sem sucesso. Mayara deve responder por crime de racismo e incitação pública de prática de crime, com penas previstas de dois a cinco anos e de três a seis meses ou multa.

Logo após à publicação da série de comentários preconceituosos, na noite de domingo, o hash tag #orgulhodesernordestino apareceu entre os trending topics do Twitter – que são os temas mais discutidos no microblog.

2 comentários:

rodrigo granola disse...

quero ve ela ou algum tentar afogar o nordestino aqui,to e sao paulo vem um e tenta,que pais e esse que tem gente com esse pensamento.

Anônimo disse...

sou nordestino amo o nordeste e os nordestino tambem e estamos com pena da mayara que nao vai mais poder comer açai,cupuaçu,castanha de caju,castanha do para,paçoca,cuxá,vatapá, e outras delicias do nordeste ja que ela nao gosta de nós.