quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Denúncia: Açailândia perdeu o controle sobre doenças transmitidas por animais domésticos

CES_NA~1 Açailândia – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses como raiva, calazar e doença de chagas, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

Em Açailândia, tudo isso está só no papel, pois o prefeito Ildemar também, resolveu abandonar o Centro de Controle de Zoonoses deixando a população a mercê de doenças que podem levar até a morte. Até o fornecimento de energia e água do prédio, onde funciona precariamente o CCZ do município, às margens da Br-010, já foram suspensos. A energia, suspensa há três meses, foi cortada por falta de pagamento, a exemplo de outros setores da administração desastrosa da “família gonçalves”. Já a água fica por conta do SAAE, administrado por um dos sobrinhos do prefeito, Sr. Elson Santos, que retirou a bomba para conserto já há mais de quatro meses e nunca devolveu ao departamento.

O CCZ de Açailândia ainda funcionou por um pequeno período em que foi administrado pelo veterinário Napoleão, que foi dispensado e colocado em seu lugar mais um parente do prefeito sem nenhuma qualificação para o cargo.

SCES_-_~1egundo informações, o CCZ de Açailândia recebeu na última semana a visita de profissionais do Ministério da Saúde que constatou o descaso do poder público municipal. Até os animais que foram sacrificados no local, já se encontravam em estado de putrefação devido a falta de controle e competência do atual coordenador. Açailândia poderá perder mais este recurso do governo federal por puro descaso do prefeito.

Outro serviço muito conhecido dos Centros de Controle de Zoonoses é o de captura de animais errantes, diminuindo o risco de acidentes automobilísticos e doenças infecto-contagiosas entre animais, bem como o controle das principais zoonoses realizado pela famosa carrocinha. Há meses esse trabalho também foi suspenso pelo prefeito Ildemar Gonçalves.

Enquanto isso os seus animais da Fazenda Bola Sete e outras tantas espalhadas pelo Estado do Pará, tem tratamento vip. Há quem diga que as “baias” da Bola Sete, onde os cavalos do prefeito passam a maior parte do tempo, tem até central de ar.

Como a “família gonçalves” e sua patota não andam nas ruas de Açailândia e quando andam é de Hilux com o vidro levantado, portanto jamais serão picados por mosquitos infectados, além de terem muito grana para tratamento em São pauo e até em Miami, com certeza não precisam se preocupar com esse problema.

Nenhum comentário: