Açailândia – Na manhã de hoje (10), em Assembleia que reuniu mais de 500 professores, ficou decidido pelo indicativo de greve geral em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir das 12h00min de segunda-feira (13).
Na manhã de segunda os profissionais do magistério irão á todas as Escolas avisar a alunos e pais da decisão da paralisação.
A categoria está cobrando do município reajuste salarial que já foi dado pelo Ministério da Educação aos professores de todo o país, na ordem de 15,85%, desde janeiro. O reajuste é calculado de acordo com o custo-aluno do Fundeb e o piso salarial do professor passou de R$ 1.024,67 para 1.187,08, mas a prefeitura se nega pagar o novo piso.
Os professores ficaram aguardando o posicionamento do Secretário de Educação Sergiomar Santos, até o dia 31 de maio, em virtude da database da categoria ser neste mês. No entanto, nenhuma proposta foi apresentada e os professores realizaram uma primeira manifestação, paralisando em meio expediente as atividades, foi quando foram chamados a mesa de negociações.
Uma proposta foi apresentada pelo secretário de 7,5% o que para o professorado foi um desrespeito e uma indecência, sendo que as perdas salariais da classe já ultrapassam a casa de 34%.
Outro ponto de discussão é o abono do Fundeb quem entrou nos cofres públicos desde o dia 29 de abril de quase 3 milhões de reais, e que já deveria ter sido rateado junto aos professores e o prefeito Ildemar em total desrespeito à classe já disse que não irá fazer esse rateio.
Em meio a tanta arrogância e intransigência do executivo municipal, não coube outra decisão aos professores, que não fosse a paralisação por tempo indeterminado das aulas de toda a rede de ensino público de Açailândia. E quem vai pagar o “pato” é o alunado que terá seu ano letivo prejudicado.
2 comentários:
Com tantos desmandos, os professores estão certo em levantar a voz com as atrocidades praticadas pelo Prefeito Ildemar e sua turminha de espertalhões. Enquanto isso os vereadores catam as migalhas, vendem a vergonha que ainda tinha.
É como disse um blogueiro, chega dessa gente, é hora de renovar e por a turma do Ildemar.
Que se levantem e surgam dentro do povo novas lideranças, pois precisamos disso urgentemente.
Que seja o Ismael na Vila, um João de alguma coisa do Jardim de Alah
Importante é termos opções.
wiltom, hoje 13/06/11 apartir das 15hs, os professores e demais funcionários da educação se reuniram na praça do pioneiro para inicio da greve legal, lei nº 7.783, seria bom ter você para registrar pois os demais colegas de impressa não notificam nada.
obrigada !
Postar um comentário