terça-feira, 13 de setembro de 2011

Caso de criança com “ictiose”, doença considerada rara, comove o povo Açailandense

Mãe e filho de 10 meses pedindo ajuda ao povo, depois do descaso da saúde pública de Açailândia.

Açailandia – O programa Rádio Cidadão da Clube FM 98,1 MHz desta terça-feira 13/09, apresentado pelos comunicadores: Wilton Lima, Antonio Marcos e Josinaldo Smille, foi marcado pela participação da Sra. Gilane Pereira Oliveira, 25 anos mãe de um garotinho de apenas 10 meses de idade, que sofre de “ictiose”, doença considerada rara.

O corpo da criança é completamente escamado e já trocou de pele 15 vezes, em seus 10 meses de vida.

Ictiose: Causas, incidência e fatores de risco

A ictiose é um dos distúrbios cutâneos hereditários raros. Pode se manifestar em crianças pequenas, antes dos 4 anos de idade. Na maior parte dos casos, um dos pais e metade do número das crianças serão afetados.

A ictiose se apresenta na forma de pele seca e escamosa. Normalmente a manifestação ocorre de forma mais grave nas pernas, mas também pode atacar os braços, as mãos e o tronco, em alguns casos. O aparecimento de linhas finas na palma da mão está associado à ictiose.

O distúrbio é mais notado no inverno. Pode ser acompanhado de dermatite atópica, ceratose pilosa (pequenas protuberâncias na parte posterior dos braços) ou outros distúrbios cutâneos.

Desespero da Mãe

A mãe chegou na emissora desesperada, segundo ela, um medico identificado por Dr. Walber, que atende no hospital do município, teria dito que a doença de seu filho não tem cura, e como se não bastasse, ainda teria dito para que ela se virasse, pois ele não podia fazer absolutamente nada para ajuda-la.

As supostas declarações do medico deixou a mãe e quem presenciou a sena indignados.

Durante entrevista concedida por Gilane, mãe da criança, a Rádio Clube, ela se emocionou e emocionou todos que estavam no estúdio.

Através de um apelo, ela conseguiu uma boa quantia em dinheiro, que será utilizado para dar início ao tratamento do filho que precisa ser levado para um grande centro, onde será avaliado por especialistas.

O primeiro passo para que possamos ajudar a salvar a vida dessa criança já foi dado, mais muito ainda precisa ser feito, contamos com sua ajuda.

Doações

Os interessados em fazer doações devem procurar a Sra. Gilane na Rua Ceará nº. 20, no plano da serra, ou ligar nos telefones: (99) 9148-0816 ou 9198-2392.


Por Antonio Marcos

3 comentários:

Adriano Moreira disse...

Estar ai o nível de profissionalismo e descaso por parte de um profissional que jurou salvar vidas é isso que temos em nossa cidade infelizmente, até quando eu me pergunto isso vai continuar a acontecer e onde estar o poder público quando se precisa dele?

Anônimo disse...

AS MAOS QUE AJUDAM, SAO MAOS ABENÇOADAS.

Anônimo disse...

EU OUTRO DIA TAVA FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE ESTA DOENCA , QUE NA VERDADE NAO E CONTAGIOSA E QUE TAO POUCO TEM CURA , MAS O QUE PODER FAZER A MAE DESSE GAROTO E , TODOS OS DIAS DAIXA A CRIANCA DE MOLHO DE 1 A DUAS HORAS , DEPENDENDO DA SITUACAO ,APOIS A CAMADA MODA ESTA BLANDA , SE ESFREGUAR ,ISTO SI E UM PROCESSO DOLOROSO , MAS QUE EVITA A ACUMULASAO DE PELE, E SEMPRE LO MANTEM COM A APARACENCIA MEIA VERMELHADA , MAS ISSO FAZ COM QUE A CRIANC ATENHA UMA VIDA QUASE NORMAL , PQ SE DEIXA O ACUMULO DE PELE , FAZ COM QUE SI CRIA UMA PLACA DE PELE MORTAS ONDE DA APARENCIA DE ESCRAPAMENTO , APOIS O PROCESSOR DE BANHO TEM QUE PASSAR UMA CREME , ESCPECIAL , PARA QUE NAO PEGUE INFECCAO E QUE TAO POUCO O SOL POSSAR IRRITAR A PELE