quarta-feira, 10 de outubro de 2012

E AGORA?

(Esperar e cobrar dos novos governantes)

* Por Anfrízio Meneses

Diz a Constituição, em seu artigo 1º, parágrafo único: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente...".

Anfrízio MenezesE foi num clima quente de torrão (e, também, de confusão) e com o farfalhar dos “santinhos” que transformaram a cidade num verdadeiro lixão, que os eleitores foram às urnas (e alguns militantes quase às turras) e escolheram os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.562 municípios brasileiros.

Isso mesmo! Estão definidos os nossos próximos representantes nos poderes executivo e legislativo municipal.

Com exceção de 50 cidades com população acima de 200 mil habitantes, escolhemos com civismo, democracia, consciência e liberdade os responsáveis para comandar nossas esperanças e anseios para os próximos quatro anos.

Agora, não podemos esperar apenas governos de aparências e propagandas, mas de resultados. Resultados na Educação (berço para qualquer nação crescer), na Infraestrutura, no Lazer, na Saúde, na Segurança e nas políticas de geração de emprego.

Resumindo: esperamos um BOM PREFEITO!

E o que é um BOM PREFEITO?

É pagar os Servidores Públicos e fornecedores em dia? É nomear auxiliares honestos e competentes para o desempenho das funções designadas? É aplicar os recursos públicos corretamente? É fazer pontes, bueiros, pintar paralelepípedos, arbustos e arrumar estradas...?

Sem dúvida alguma isso é muito importante, mas com isso estará apenas cumprindo tão somente a “cartilha de Prefeito”.

Para ser um bom prefeito é preciso muito mais...

É preciso semear idéias brilhantes no canteiro da inteligência. É preciso ser audacioso. Iniciar algo novo. Vê o que ninguém viu. É preciso sair do campo da imaginação e exteriorizar em práticas os projetos inovadores. É ter visão de futuro e coragem para assumir desafios. É preciso ser um “Grande Empreendedor”.

Ser bom prefeito é aumentar os salários dos servidores públicos? É fazer asfalto, rede de esgoto e coletar diariamente os lixos da cidade?  É ter em sua cidade um hospital descente, iluminação pública, áreas de lazer, creches, escolas estruturadas, rede de água encanada, centros culturais e uma praça bonita e hospedeira?

Não... Somente isso não. A “cartilha de prefeito” contém inúmeras outras obrigações!

Para ser um bom prefeito é necessário muito mais...

É preciso explorar o canteiro das idealizações inovadoras, é preciso buscar o que nunca foi buscado. É preciso fazer o que nunca foi feito. É preciso administrar o que nunca foi administrado. É preciso ser audaz, destemido. É preciso ser incrível.

É quase preciso ser um “Super Homem”... Ou a “Mulher Maravilha”.

Ser um bom Prefeito é pleitear projetos de futuro, buscando formas sempre criativas e inovadoras para os anseios do círculo onde vive. É caminhar pelo terreno das realizações. É ter um campo minado de boas idéias, colocando-as em prática concomitantemente. É preocupar-se mutuamente sobre um objetivo comum, é ser comprometido com a sociedade, com o seu povo... e acima de tudo consigo mesmo!

Pois bem: sonhamos, idealizamos, apostamos, escolhemos, brigamos, votamos, elegemos e “nomeamos” os que buscarão realizar tudo isso.

Eu, particularmente, votei em pessoas que apresentaram esse perfil. Eu, particularmente, votei em quem se demonstroucomprometido com o povo e não apenas com um grupo ou com seu próprio umbigo!

Se “perdi” um dos votos (não elegendo o “meu”vereador, o vigilante do meu governante), jamais me sentirei perdedor. Pois votei com consciência, critério e convicção de que estava fazendo as melhores opções e buscando os caminhos mais límpidos e uniformes para conduzir o futuro de minha cidade... e não fazendo escolhas baratas como um mero apostador que se aventura por corredores escuros e tortuosos.

Se acaso me decepcionar com as escolhas (o que tenho convicção que não acontecerá), foi na melhor das intenções (acreditando nas propostas que a mim foram apresentadas). Porém, se tiver meus sonhos e escolhas frustrados, cobrarei dos que votei...e daqueles nos quais não votei também!

Necessidades, escolhas, expectativas, sonhos, esperança, vitórias, realizações, cobranças...

Assim é a democracia!

*Anfrízio Meneses é advogado.

Nenhum comentário: