terça-feira, 6 de agosto de 2013

Mulheres maranhenses estão vivendo mais, segundo dados do IBGE

Expectativa de vida delas é de 72 anos e alguns meses.
De 2000 a 2010, o tempo de vida dos maranhenses aumentou seis meses.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Dados do IBGE mostram que as mulheres maranhenses estão vivendo mais. Mas, ainda assim, o Maranhão figura entre os Estados que têm a menor expectativa de vida feminina no país. Segundo a pesquisa, de 2000 a 2010 a expectativa de vida dos maranhenses deu uma pequena avançada, passando de 68 anos para exatos 68 anos, seis meses e nove dias.

O cálculo é feito considerando, além das taxa de mortalidade geral e infantil segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde, educação, saneamento, cultura e lazer bem como os índices de violência, criminalidade e poluição do local onde vive a população.

Em geral, as mulheres vivem mais que os homens. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida das mulheres maranhenses é de 72 anos e alguns meses.

Dona Patrocina Diogo se considera uma exceção. Aos 86 anos a história de vida dela se compara a de muitas mulheres Brasil a fora. "Nunca fui internada, nunca tive problema para me levar para o hospital. O segredo é que Deus é bom", afirmou a aposentada.

Nenhum comentário: