Itinga do Maranhão - Desde que assumiu a prefeitura de Itinga no seu primeiro mandato em 2009, que a prefeita Vete Botelho tem proporcionado todo o suporte necessário para que a polícia Civil e Militar cuide da segurança no município, apesar do fator segurança pública ser de responsabilidade do estado. Infelizmente, a falta de segurança não atinge só o município de Itinga, mas sim todo o estado, dado ao insuficiente efetivo policial.
Em Itinga, por exemplo, a polícia militar conta com duas viaturas, uma moto e apenas três policiais para fazer a ronda e tentar coibir o tráfico de drogas, o roubo e a violência causados por variados fatores. O pequeno contingente policial inviabiliza o sucesso de qualquer operação, já que se trata de um município de fronteira e com uma extensão rural muito grande (29 assentamentos), tanto que a prefeita Vete conseguiu junto Secretaria de Segurança Pública e a 5ª Companhia a criação da Ronda Rural, uma equipe de três policiais que fazem a ronda na zona rural, fato que ajudou muito a coibir a violência nos assentamentos. O trabalho também é mantido pela prefeitura de Itinga.
São constantes as reuniões entre a prefeita Vete Botelho e o Major Eurico Alves, Comandante da 5ª Companhia de Polícia em Açailândia para tratar da segurança no município e um dos temas mais discutidos nessas reuniões é o aumento do efetivo, o que independe da 5ª CI em função de ser um problema generalizado em todo o estado. Na próxima quarta-feira (30), a prefeita tem audiência agendada com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Aluízio Mendes para tentar mais uma vez conseguir aumentar o efetivo policial em Itinga.
Vale ressaltar, que apesar da segurança ser uma atribuição do estado, em Itinga a prefeitura sempre deu todo o suporte necessário para o funcionamento do reduzido sistema de segurança como combustível, manutenção de peças das viaturas, alimentação para os policiais e até as necessidades mais ínfimas como materiais de expediente, tanto para a Delegacia de Polícia Civil quanto para o Departamento de Polícia Militar, objetivando o bom funcionamento do trabalho e mesmo trabalhando em condições de desvantagens com relação ao número crescente da violência no estado e no país, o pequeno contingente policial sob o comando do Sub-Tenente Sampaio vem conseguindo responder satisfatoriamente à comunidade como foi a prisão dos bandidos responsáveis pelos dois casos de latrocínio nos últimos dias.
De acordo com a prefeita Vete, ela continuará prestando todo o apoio logístico necessário para o DPM de Itinga, bem como reivindicando do governo do estado melhores condições de segurança para seu município.
Um comentário:
É uma pena, que os Policiais que estão em Itinga ja estão manso, foi a ao Cabo Lopes que veio dar apoio ao ENEM, que os bandidos foram presos, na morte que aconteceu na Av. Elias Feitosa, a Policia falou que nao ia atrás porquê era acerto de contas, e neste casa, o Cabo Lopes que estava apenas hospedado na Delegacia, recebeu a denuncia e chamou apenas dois Pms que estavam lah pra averiguar, PARABENS CABO LOPES, VC MERECE UMA MEDALHA, pq pelos Pms que aqui estao seria apenas um acerto de contas.
Postar um comentário