terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeita Vete dá suporte a segurança no município

vete - x

Itinga do Maranhão - Desde que assumiu a prefeitura de Itinga no seu primeiro mandato em 2009, que a prefeita Vete Botelho tem proporcionado todo o suporte necessário para que a polícia Civil e Militar cuide da segurança no município, apesar do fator segurança pública ser de responsabilidade do estado. Infelizmente, a falta de segurança não atinge só o município de Itinga, mas sim todo o estado, dado ao insuficiente efetivo policial.

Em Itinga, por exemplo, a polícia militar conta com duas viaturas, uma moto e apenas três policiais para fazer a ronda e tentar coibir o tráfico de drogas, o roubo e a violência causados por variados fatores. O pequeno contingente policial inviabiliza o sucesso de qualquer operação, já que se trata de um município de fronteira e com uma extensão rural muito grande (29 assentamentos), tanto que a prefeita Vete conseguiu junto Secretaria de Segurança Pública e a 5ª Companhia a criação da Ronda Rural, uma equipe de três policiais que fazem a ronda na zona rural, fato que ajudou muito a coibir a violência nos assentamentos. O trabalho também é mantido pela prefeitura de Itinga.

São constantes as reuniões entre a prefeita Vete Botelho e o Major Eurico Alves, Comandante da 5ª Companhia de Polícia em Açailândia para tratar da segurança no município e um dos temas mais discutidos nessas reuniões é o aumento do efetivo, o que independe da 5ª CI em função de ser um problema generalizado em todo o estado. Na próxima quarta-feira (30), a prefeita tem audiência agendada com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Aluízio Mendes para tentar mais uma vez conseguir aumentar o efetivo policial em Itinga.

Vale ressaltar, que apesar da segurança ser uma atribuição do estado, em Itinga a prefeitura sempre deu todo o suporte necessário para o funcionamento do reduzido sistema de segurança como combustível, manutenção de peças das viaturas, alimentação para os policiais e até as necessidades mais ínfimas como materiais de expediente, tanto para a Delegacia de Polícia Civil quanto para o Departamento de Polícia Militar, objetivando o bom funcionamento do trabalho e mesmo trabalhando em condições de desvantagens com relação ao número crescente da violência no estado e no país, o pequeno contingente policial sob o comando do Sub-Tenente Sampaio vem conseguindo responder satisfatoriamente à comunidade como foi a prisão dos bandidos responsáveis pelos dois casos de latrocínio nos últimos dias.

De acordo com a prefeita Vete, ela continuará prestando todo o apoio logístico necessário para o DPM de Itinga, bem como reivindicando do governo do estado melhores condições de segurança para seu município.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma pena, que os Policiais que estão em Itinga ja estão manso, foi a ao Cabo Lopes que veio dar apoio ao ENEM, que os bandidos foram presos, na morte que aconteceu na Av. Elias Feitosa, a Policia falou que nao ia atrás porquê era acerto de contas, e neste casa, o Cabo Lopes que estava apenas hospedado na Delegacia, recebeu a denuncia e chamou apenas dois Pms que estavam lah pra averiguar, PARABENS CABO LOPES, VC MERECE UMA MEDALHA, pq pelos Pms que aqui estao seria apenas um acerto de contas.