Reunião realizada na câmara de vereadores com representantes de Pequiá de Baixo.
A Associação Comunitária dos moradores do Piquiá de Baixo receberá, na sessão ordinária da Câmara dos vereadores de Açailândia, hoje, quarta-feira (18), uma moção de apoio às lutas e ao processo de reassentamento, assinada por todos e 17 os vereadores.
O anuncio oficial foi dado pela presidenta da casa Vereadora Lenilda Costa em uma reunião realizada na manhã de terça-feira (17), com a presença do Promotor Dr. Leonardo Tupinambá, os secretários de governo Dr. Rocha Neto, Dr. Leonardo Queiroz, o Procurador do Município Dr. Idelmar Mendes, representantes do SAAE, além de vereadores e mais de vinte representantes da comunidade.
A moção de apoio por parte da Câmara dos vereadores é um documento politico de extrema importância que coloca o legislativo açailandense ao lado dos moradores na luta para moradia digna e saúde.
Nesse mês de dezembro muitas foram as atividades e os acontecimentos ligados ao processo de reassentamento dos moradores do bairro.
Foram realizadas reuniões importantes nos dias 3 e 4 de dezembro em São Luis com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal da capital maranhense e de Brasília, além de reuniões com as secretarias de estado de direitos humanos e das cidades e reuniões com a Defensoria Publica do Estado. Nessas oportunidades foi entregue a CEF o projeto urbanístico habitacional, elaborado por arquitetos de São Paulo juntamente com os moradores, para aprovação.
No dia 5 de dezembro em Brasília, a comunidade recebeu o apoio por parte da secretaria de habitação do governo federal Dra. Inês Magalhães que se declarou muito interessada com o desenvolvimento do projeto urbanístico e assegurou o apoio pessoal e do governo federal.
No dia 11 de dezembro o juiz da primeira vara da comarca de Açailândia Angelo Antonio Alencar dos Santos emitiu a sentença confirmando o decreto de desapropriação do terreno para o reassentamento e estabelecendo o novo valor de avaliação do mesmo.
No dia 12 de dezembro a associação de moradores através de um ato publico, colocou uma placa a beira da BR 222 indicando o lugar do futuro reassentamento.
Hoje a Associação Comunitária dos Moradores receberá também o apoio oficial do poder legislativo açailandense. A luta e a caminhada da comunidade continuam rumo à construção do novo bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário