quinta-feira, 17 de julho de 2014

Secretaria do Meio Ambiente realiza palestra educativa sobre resíduos sólidos para comunidade da Vila Bom Jardim

palestra meio ambiente (3)

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde comanda pela bióloga Ana Claudia fizeram uma visita aos moradores da Vila Bom Jardim, para alertar àquela comunida do perigo no manejo e a colocação inadequada dos resíduos sólidos, podendo trazer transtornos, desde a incômodo com o mal cheiro, até atrair doenças para toda comunidade.

Segundo a morada Francisca Neves, 65 anos, o carro do lixo passa duas vezes na semana na sua rua e ela só coloca os resíduos da sua residência no o horário que carro passa, livrando assim de seu lixo ser rasgado por cachorros ou cavalos.

A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Ana Claudia, informou em palestra à comunidade da Bom jardim o quanto que o lixo jogado na rua pode trazer sérios problemas de saúde.

Veja alguns dos problemas que o lixo pode causar:

Doenças: o lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos, também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos e etc... Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose;

Chorume: é um líquido mal cheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos. O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos (espécies de rios subterrâneos que existem por toda a Terra e que jogam sua água nos mares, lagos, mangues e rios). Quanto mais o chorume se espalha, mais vai poluindo;

Poluição do ar: o lixo – queimado ou não, produz gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades. Vale lembrar que o ar do planeta já está cheio de gás carbônico por causa dos carros e das fábricas;

Inundações: garrafas de PET, sacos plásticos e outros lixos são levados pelas águas numa chuva forte. Eles acabam entupindo bueiros e até impedindo os rios de correrem por seus leitos. Isso causa inundações terríveis. A água suja das inundações estraga as casas das pessoas, mata animais domésticos e causa mais doenças na população.

Ao final da palestra a Dra. Ana Claúdia deu algumas dicas muito importante para a população da Vila Bom Jardim: reciclar, consumir (comprar, comer) sem exageros, não jogar lixo no chão, nos rios, nos canteiros, pois lugar de lixo é na lixeira.

Nenhum comentário: