quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Prefeita Gleide Santos acertou em não consorciar Açailândia no COMEFC

comefc

Leôncio Lima, diretor executivo do COMEFC, pediu demissão após denúncias de irregularidades no consórcio…

Muito criticada na época da criação do COMEFC, a prefeita Gleide Santos, mais uma vez pode ter acertado em não consorciar o município do qual é prefeita, principalmente, em virtude das denúncias agora apresentadas a imprensa da capital do Estado de diversas irregularidades que teriam sido cometidas por diretores da entidade.

Nas denúncias apresentadas contra o consórcio, há desde contratos irregulares, até suspeitas de fraudes em licitações, criação de cargos ilegais, e, ainda, fraudes documentais na criação do COMEFC.

Mesmo tendo como embaixador do consórcio o vice-prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira, a prefeita Gleide Santos se negou a participar até mesmo das reuniões primárias para criação do COMEFC – Com essa decisão, Gleide Santos pode ter evitado que a prefeitura de Açailândia tenha sido envolvido em manobras para desvio de dinheiro público.

Numa carta enviada esta semana aos mais de 20 prefeitos que fazem parte do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC), Leôncio Lima, diretor-executivo da instituição, pediu demissão do cargo. O fato pode estar ligado a denúncias que envolvem o consórcio, principalmente no que se refere à contratação de uma empresa de Lima, a MCM, pelo próprio consórcio. Leôncio era diretor desde a criação do consórcio e atuava como nº 1 da presidente da instituição, a prefeita Cristiane Damião, de Bom Jesus das Selvas.

Documentos encaminhados ao blog Gilberto Leda, de São Luis, comprovam que o COMEFC foi palco de diversas irregularidades e pode estar servindo apenas como instrumento de desvio do dinheiro público. São milhões repassados pela Vale. O diretor garante que vai responder a todas as denúncias. Mas o surgimento de novos documentos pode acabar por comprometer até prefeituras ligadas ao consórcio.

Nenhum comentário: