quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Açailândia poderá solicitar vaga no Programa “Mais Médicos” do governo federal

Oito municípios da região, incluindo a cidade de Açailândia, podem solicitar vagas no Programa Mais Médico, do governo federal. Ao todo, no Maranhão, 50 cidades podem solicitar mais profissionais. O edital do Ministério da Saúde abre oportunidade para 1.500 prefeituras.

Podem solicitar vagas os municípios de: Açailândia, Amarante, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina e Vila Nova dos Martírios. Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do programa.

“A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento da Atenção Básica”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Só que agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade.

Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.

A data e horário da inscrição do médico não serão mais considerados como critérios de seleção. Para a classificação do médico na concorrência das vagas foram estabelecidas as seguintes regras: ter título de especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho - PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do Prouni ou Fies. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.

Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.

Nenhum comentário: