quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MP e Defensoria Pública media diálogo para viabilizar desocupação temporária do Mercado Municipal de Açailândia

Os feirantes deverão ocupar provisoriamente o antigo galpão da Sergal, Já alugado pela PMA, até a conclusão da obra. Nesse período os feirantes estarão isentos da cobrança das taxas mensais (DAM), além do pagamento de contas de água e luz.

DSC_0001

Reunião na Sede das Promotorias de Açailândia…

Mais uma capítulo da novela “Reforma do Mercado Público Municipal de Açailândia”, teve um desfecho na tarde ontem (27) na sede das promotorias da cidade de Açailândia, que reuniu os principais atores envolvidos no processo da desocupação temporária do logradouro público, que hoje não atende mais as exigências da vigilância sanitária, nem tampouco às necessidades básicas da população.

Alguns feirantes ainda teimam em resistir às decisões tomadas pelo município, mas pelo visto na reunião realizada pela promotoria e defensoria pública que objetivou claramente a intenção de viabilizar um diálogo para remoção dos comerciantes para um local provisório haja vista a necessidade da reforma da atual estrutura, é que, seria impossível a realização da obra da forma idealizada pelos exploradores do comércio daquela localidade, ou seja, uma obra por etapas, sem a saída dos feirantes.

Na reunião também ficou bem claro que o local para onde serão transferidos os feirantes (Antigo Galpão da Sergal) já está definido, bastando agora encontrar as formas ideais para a remoção temporária de todos os boxes hoje em funcionamento no Mercado Público.

Na reunião todas as partes foram ouvidas e uma nova reunião envolvendo a comissão criada pela prefeita Gleide Santos e pelo menos três representantes dos feirantes ficou marcada para o dia 24 de fevereiro onde o município se comprometeu em esclarecer detalhadamente todo o processo de remoção, quem irá sair e retornará ao mercado, bem como apresentar o cronograma e projeto da obra que envolve, além da reforma com um “layout” totalmente modificado, a ampliação e construção de uma praça de alimentação moderna e higiênica.

Uma ata de audiência extrajudicial foi assinada por todos os presentes, firmando os compromissos de todos os atores envolvidos, definidos na reunião realizada na sede das promotorias.

Nenhum comentário: