sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Açailândia realiza ações de combate a doenças sexualmente transmissíveis no período carnavalesco.

carnaval

Apesar do Município de Açailândia não realizar o tradicional carnaval, haja vista que, esse tipo de festividade vem se concentrando ao longo das últimas décadas, no período do aniversário da cidade, com o tradicional Açai Fest, mesmo assim a PMA, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando as ações voltadas para prevenção da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

A medida foi planejada visando exclusivamente a esse período, por conta das festividades que são realizadas de forma isoladas em alguns bairros da cidade, ou até mesmo através de pequenas reuniões de amigos nas ruas da cidade.

As ações tiveram início na manhã da última quinta-feira (11)), onde várias equipes do Centro de Testagem do Município ocuparam as praças da cidade e realizaram a distribuição de preservativos, como também realizaram palestras educativas e testes rápidos do HIV.

A equipe do Programa DST/AIDS está também distribuindo materiais informativos e outros testes rápidos de Sífilis e Hepatites B e C. A programação se intensificou na manhã de hoje, Sexta-Feira (13), na Praça do Pioneiro, no horário compreendido entre as 08h00min e 12h00min.

DSC_0357

De acordo com a coordenadora do programa DST/AIDS, Walnira do Socorro Barbosa Duarte, além da oferta dos exames, o objetivo da mobilização também é conscientizar a população para o uso do preservativo em todas as relações sexuais. “Com o crescimento dos casos de AIDS entre os jovens, principalmente, temos que incentivar o uso da camisinha, assim como disponibilizar o acesso rápido ao teste, pois sabemos que o diagnóstico tardio ainda é uma das principais causas de mortes por AIDS”, alertou.

DSC_0350

A Coordenadora do Centro de testagem anônima informou ainda que, somente no ano passado, foram diagnosticados vários casos de HIV no município de Açailândia. “Em 2014, já notificamos muitos casos positivos de HIV, mas sabemos que a realidade pode ser maior porque a grande maioria das pessoas nunca fez o teste. A campanha é justamente para mostrar que, quando assunto é saúde, melhor do que ficar na dúvida é ficar sabendo logo”, explicou.

Com informações do Blog Folha de Cuxá.

Nenhum comentário: