quarta-feira, 6 de abril de 2016

Eleições 2016: Açailândia poderá ter de três a sete candidatos a prefeito

As mudanças nas regras eleitorais deste ano é que definirão o cenário dessas eleições. O tempo de televisão e rádio que possuem os partidos é que podem ditar as regras de coligações majoritárias e proporcionais.

O blog resolveu traçar alguns prognósticos, mesmo que ainda meio prematuros, com relação as eleições majoritárias deste ano no Município de Açailândia, e para isso foi levado em conta as últimas filiações partidárias e conversas de bastidores políticos para as composições partidárias – as chamadas coligações majoritárias e proporcionais.

É bom que fique bem claro, que são apenas prognósticos, o que significa que em virtude do privilégio de algumas informações poderemos acertar em cheio, em outros casos passar riscando e em outros, é claro, errar feio, mesmo porque a dinâmica da política oferece todos esses percalços.

A primeira das hipóteses não transmite nenhuma dúvida que é a busca da reeleição de Juscelino Oliveira (PCdoB), principalmente, se conseguir ficar no cargo de prefeito até as eleições. A favor de Juscelino tem a máquina administrativa, mas parece ter cometido alguns erros com relação a aglutinação de partidos ao seu derredor – pela falta de alinhamento com os partidos considerados de ponta, acabou dando prioridade a partidos nanicos, com um tempo ínfimo de rádio e televisão que pode ser a mola mestra dessas eleições, mas ainda tem tempo de correr atrás do prejuízo – nesse momento, o tempo de televisão e rádio de Juscelino, levando em conta os partidos já em sua base chega a apenas 2 minutos – muito pouco levando em conta o tempo dos adversários.

Na outra ponta em destaque está o novato na política, Dr. Benjamim de Oliveira, que acaba de se filiar ao PSDB, partido de uma das maiores lideranças políticas da região, Ildemar Gonçalves. Caso consiga conquistar os partidos que vem namorando, Benjamim pode ter mais de 50% do tempo de televisão e rádio, lembrando que com a reforma eleitoral vigente o tempo dos blocos caiu de 30 para apenas 10 minutos, ou seja, Benjamim teria mais de 05 minutos de tempo, levando uma certa vantagem sobre seus adversários. Mas caso não consiga conquistar siglas como PMDB, PR, PDT e PV que juntos possuem mais de 3 minutos, ficará no mesmo páreo que Juscelino.

Um fato que não pode ser desprezado, em hipótese alguma, é a força e a liderança de Gleide Santos que ainda não se declarou se é candidata, mas já disse que o PMDB terá candidatura própria, e já tem como aliado de primeira hora o PR. Partidos como PV e PDT, também poderão compor com Gleide e definir quem será o candidato que sairá de um desses quatro partidos que representam mais de 30% do tempo de televisão e rádio. Pesam sobre Gleide o fato de estar afastada do comando do Município e o desgaste natural do período em que esteve no mandato, no entanto, nenhum cientista político despreza o “Recall Político” de qualquer candidato – o de Gleide é de quase 29 mil votos.

O PT, campeão de tempo de televisão e rádio, em meio a essa configuração política que tomou o Município de Açailândia e as decisões nacionais, tem chances de coligar com PCB e PSOL e lançar professor Milton (PSOL) como cabeça de chapa, e indicar o advogado Antônio Filho (PT) como vice.

Jeová Alves outro pretenso a cadeira mais cobiçada de Açailândia tem se estrebuchado de todas as formas para lançar-se candidato a prefeito mais uma vez pelo Município, mas pesa muito forte contra ele algumas decisões de colegiados, que pode transforma-lo em “Ficha Suja”, no entanto, Jeová proclama aos quatro cantos que está limpo e pode concorrer às eleições municipais deste ano. Para isso Jeová, segundo informações, filiou-se ao DEM e pode levar com ele PP, PSC, PROS e PSDC. Com esses partidos Jeová terá mais de 02 minutos de televisão e rádio, um ótimo tempo para apresentar suas propostas para um novo mandato e o que deixou de legado quando foi prefeito de Açailândia.

O sexto pretenso candidato à prefeitura de Açailândia viria do grupo empresarial de Açailândia, e, nomes como José Melgaço e Vanderlei Trombela já circulam no meio político. Ótimos nomes, mas com pouca experiência política, parecem não possuir o traquejo de aglutinar forças partidárias, e ao que parece possuem apenas uma sigla partidária, o PSD. No entanto, possui um bom tempo, um pouco mais de 01 minuto de tempo de televisão nos blocos de 10 minutos e mais de 04 minutos em inserções de 30 segundos e inserções de 01 minuto.

Ainda há uma sétima opção, o jovem Jardel Bom Jardim, que com o PHS possui apenas 12 segundos nos blocos de 10 minutos e 55 segundos nas inserções – muito pouco tempo para apresentar suas propostas, mas assim como todos os pré-candidatos tem ainda muito tempo até as convenções para namorar e conquistar outras siglas.

Neste cenário podemos imaginar que, Açailândia poderá ter no mínimo três e no máximo sete candidatos a prefeito nas eleições que se avizinham.


É bom que fique claro, que esses prognósticos e análises se tratam de uma opinião particular do blog, mas que em muitas eleições acertou mais do que errou. É bom que fique claro também, que mudanças poderão acontecer – a dinâmica da política nos ensina isso.  E fica o espaço aberto para todos os que foram citados e outros que porventura não foram, que questionem os nossos dados ou apresente correções enviando e-mails para o endereço eletrônico wiltonlima.ma@gmail.com.

Nenhum comentário: