“A Assessoria de
Imprensa, como atividade, ganhou relevância e se transformou num importante
mercado “ (Duarte, 2010, p.240).
* Por Zeca Carvalho e Wilton Lima
O
jornalismo, sem dúvida, sempre foi um instrumento responsável por incrementar a
circulação e divulgação das informações na sociedade. Daí a grande importância
dessa atividade para o mundo corporativo e para os serviços
públicos/administrativos. No Brasil, este setor iniciou sua consolidação nas
décadas após a ditadura militar, período esse, em que os veículos e
profissionais sofreram forte censura.
A
comunicação historicamente tem passado por uma grande transformação, pela qual as possibilidades,
a potencialidade e, por consequência, também seus profissionais, têm passado
por novas atribuições e uma importância estratégica relevante para as
organizações. Acompanha, ainda, esse crescimento, os vários setores da
comunicação. A exemplo disso, temos o jornalismo empresarial, que abrange um
leque de atividades a ser desenvolvido nas organizações, empresas e entidades,
quer sejam públicas ou privadas.
Em
teoria, o jornalismo empresarial cuida, entre outras coisas, das ações de
relacionamento com a mídia, para os públicos específicos e a comunidade em
geral.
O
mercado de assessoria de imprensa e de comunicação empresarial vem crescendo
muito nos últimos anos. De acordo com pesquisas feitas pela Associação
Brasileira de Comunicação (ABRACOM), mais de 60% dos jornalistas brasileiros,
hoje, atuam em assessoria de imprensa.
Baseado
nisso, vemos que “a Assessoria de Imprensa, como atividade, ganhou relevância e
se transformou num importante mercado para as chamadas agências de Comunicação”
(Duarte, 2010, p.240)
A
atuação da Assessoria de Imprensa está conectada a um conjunto de ações e
estratégias, que tem como objetivo estabelecer um elo entre uma entidade e a
mídia, empresas, partidos políticos, sindicatos, Universidades, Ong’s, meios de
comunicação, profissionais da imprensa e pessoas em geral.
Na
prática, os jornalistas da Assessoria de Imprensa, devem promover um
relacionamento afetivo da entidade assessorada com jornalistas e veículos de
imprensa. Para isso, são realizadas ações como a produção de releases, comunicados
à imprensa, entrevistas, contato com veículos e mídias eletrônica.
A
Assessoria de Imprensa, dentro de uma nova perspectiva, se faz necessária ao
agir de forma estratégica. Para isso deve manter-se em sintonia com outros
setores da organização como direção, coordenação e relações públicas.
Construindo, assim, o espaço no centro das decisões.
Para
a realização das ações estratégias com os entes envolvidos, a AI contribui
igualmente com o planejamento das políticas de comunicação, inferindo as
atuações proativas, preventivas e reativas.
Dito
isto, sugerimos aos empresários, políticos, representantes de entidades,
sindicatos, ONG”s e até mesmo profissionais liberais que, no contexto atual, é
importante a contratação da Assessoria de Imprensa. Estes profissionais devem ser
qualificados com formação específica da área. Isso vai fazer toda a diferença!
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO. Caderno de
Comunicação Organizacional intitulado Como entender a Comunicação Interna.
In: http://www.abracom.org.br/arquivos/comunicacaointerna.pdf. Acesso em: 15 de Abril 2016.
RIBEIRO, Eduardo, e LORENZETTI, Gisele. Planejamento estratégico em
assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge e tal. Assessoria de imprensa e
relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2011.
* Zeca Carvalho é graduado em Letras e Pós-Graduando em Assessoria de Comunicação Empresaria e Institucional (Ufma).
* Wilton Lima é graduado em Administração Pública, Especialista em Gestão Pública e Pós-Graduando em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional (Ufma).
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