quinta-feira, 19 de maio de 2016

A importância do Jornalismo e da Assessoria de Imprensa

“A Assessoria de Imprensa, como atividade, ganhou relevância e se transformou num importante mercado “ (Duarte, 2010, p.240).

* Por Zeca Carvalho e Wilton Lima
     
O jornalismo, sem dúvida, sempre foi um instrumento responsável por incrementar a circulação e divulgação das informações na sociedade. Daí a grande importância dessa atividade para o mundo corporativo e para os serviços públicos/administrativos. No Brasil, este setor iniciou sua consolidação nas décadas após a ditadura militar, período esse, em que os veículos e profissionais sofreram forte censura.
A comunicação historicamente tem passado por uma grande   transformação, pela qual as possibilidades, a potencialidade e, por consequência, também seus profissionais, têm passado por novas atribuições e uma importância estratégica relevante para as organizações. Acompanha, ainda, esse crescimento, os vários setores da comunicação. A exemplo disso, temos o jornalismo empresarial, que abrange um leque de atividades a ser desenvolvido nas organizações, empresas e entidades, quer sejam públicas ou privadas.
Em teoria, o jornalismo empresarial cuida, entre outras coisas, das ações de relacionamento com a mídia, para os públicos específicos e a comunidade em geral.
O mercado de assessoria de imprensa e de comunicação empresarial vem crescendo muito nos últimos anos. De acordo com pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Comunicação (ABRACOM), mais de 60% dos jornalistas brasileiros, hoje, atuam em assessoria de imprensa.
Baseado nisso, vemos que “a Assessoria de Imprensa, como atividade, ganhou relevância e se transformou num importante mercado para as chamadas agências de Comunicação” (Duarte, 2010, p.240)
A atuação da Assessoria de Imprensa está conectada a um conjunto de ações e estratégias, que tem como objetivo estabelecer um elo entre uma entidade e a mídia, empresas, partidos políticos, sindicatos, Universidades, Ong’s, meios de comunicação, profissionais da imprensa e pessoas em geral.
Na prática, os jornalistas da Assessoria de Imprensa, devem promover um relacionamento afetivo da entidade assessorada com jornalistas e veículos de imprensa. Para isso, são realizadas ações como a produção de releases, comunicados à imprensa, entrevistas, contato com veículos e mídias eletrônica.
A Assessoria de Imprensa, dentro de uma nova perspectiva, se faz necessária ao agir de forma estratégica. Para isso deve manter-se em sintonia com outros setores da organização como direção, coordenação e relações públicas. Construindo, assim, o espaço no centro das decisões.
Para a realização das ações estratégias com os entes envolvidos, a AI contribui igualmente com o planejamento das políticas de comunicação, inferindo as atuações proativas, preventivas e reativas. 
Dito isto, sugerimos aos empresários, políticos, representantes de entidades, sindicatos, ONG”s e até mesmo profissionais liberais que, no contexto atual, é importante a contratação da Assessoria de Imprensa. Estes profissionais devem ser qualificados com formação específica da área. Isso vai fazer toda a diferença!

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO. Caderno de Comunicação Organizacional intitulado Como entender a Comunicação Interna.                                                                                                 In: http://www.abracom.org.br/arquivos/comunicacaointerna.pdf. Acesso em: 15 de Abril 2016.
RIBEIRO, Eduardo, e LORENZETTI, Gisele. Planejamento estratégico em assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge e tal. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2011.

* Zeca Carvalho é graduado em Letras e Pós-Graduando em Assessoria de Comunicação Empresaria e Institucional (Ufma).
* Wilton Lima é graduado em Administração Pública, Especialista em Gestão Pública e Pós-Graduando em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional (Ufma). 

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