terça-feira, 30 de maio de 2017

Secretaria municipal de Meio Ambiente prepara ações em comemoração ao aniversário de Açailândia.

O lançamento da Semana Mundial do Meio Ambiente será lançado na programação do Aniversário da cidade.

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar preparou uma agenda de atividades que serão desenvolvidas nas festividades em comemoração ao 36º. Aniversário de emancipação política do município e também vai lança a Semana Mundial do Meio Ambiente com ações voltadas à conscientização e a preservação do meio ambiente.

As ações tiveram início na data de hoje, dia 30, e em parceria com as secretarias de cultura e educação foi lançado o projeto piloto “Escola Ecológica” na Unidade Educacional Simone Macieira, localizada no bairro Laranjeiras com a participação efetiva dos alunos.

No dia 02/06, próxima sexta-feira, a partir da 08h00, a equipe da SEMAS e os agentes de limpeza da prefeitura, vão estar fazendo o trabalho de, arborização e coleta de lixo na “Lagoa da Glória na “Vila Sucuri”. O plantio de árvores às margens da lagoa objetiva evitar o assoreamento e não deixar que a lagoa desapareça definitivamente.

No mesmo dia, será realizado também o trabalho de conscientização junto aos moradores da localidade com relação aos cuidados e à preservação da lagoa.

Durante a Semana do Meio Ambiente vai estar acontecendo de forma simultânea a distribuição de panfletos pelas principais ruas e avenidas de Açailândia, de mudas na Praça da Cultura, no Jardim Tropical, além de todo o trabalho de conscientização e educação ambiental que será feito durante o aniversário da cidade.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre várias áreas degradas na cidade de Açailândia. A destruição constante do habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.


Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

Nenhum comentário: