sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Fórum para o desenvolvimento da região tocantina contou com a presença do governador Flávio Dino e de representantes de 24 cidades

A cidade de Açailândia se destacou encaminhando para o evento, a maior caravana de representantes do governo municipal. O prefeito Juscelino encaminhou para o evento, os secretários de Comuicação Wilton Lima, Sininger Vidal do Meio Ambiente, Oscar Fernandes da Agricultura, Cleones Matos da Indústria e Comércio, Glen Soares Desporto e Juventude, e Planejamento Vinicius.

 
Da esquerda para a direita: Glen Soares, Wilton Lima, Cleones Matos, Sininger Vidal e Vinicius.
Com o intuito de debater os avanços e o crescimento da região tocantina, o I Fórum de Desenvolvimento da Região Tocantina,realizado pela DeVryFacimp, contou com a presença do governador Flávio Dino  e representantesde 24 cidades localizadas nas proximidades de Imperatriz. Na ocasião, o governador palestrou sobre a temática revelando as ações governamentais no Maranhão alinhadas com o objetivo do evento.

Durante a exposição do executivo, foram apontadas as ações e investimentos do governo em busca do desenvolvimento e para avanços da região tocantina. Foram citados os trabalhos com a Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura e as parcerias com o setor privado para facilitar o desenvolvimento em Imperatriz e, por ser uma região metropolitana, consequentemente, o desenvolvimento da região como um todo
.
“A região metropolitana de Imperatriz oferece serviços que articulam vários municípios da região, numa relação de complementação entre os vários municípios que compõe essa região”, destacou Flávio Dino ao tratarda importância de pensar a política de forma regional diante do papel de Imperatriz nesse contexto de referência.

O governador ainda acrescentou,ao final de sua palestra, a importância de eventos como esse, que possam reunir autoridades para discutir o desenvolvimento econômico, com ganhos também para as ações governamentais. “Um fórum como esse é muito importante, pois a gente sempre aprende, sempre corrige, aprimora e dele aparecem novas ideias que ajudam o Maranhão”.
Governador do Estado Flávio Dino foi responsável pela apresentação da palestra mais importante do evento.


Programação

Durante a manhã de ontem, o evento contou com a palestra do secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Eduardo Soares Sousa, que falou sobre a realidade do desenvolvimento em Imperatriz em relação ao estado, apontando dados como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é o segundo maior do Maranhão, a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) imperatrizense, além de traçar as atividades que fomentam o crescimento na região tocantina, como o comércio, serviços, indústria e construções civis, este último com um avanço muito satisfatório nos últimos anos.

Na parte final da palestra, ainda foram ressaltados os mecanismos de incentivo ao empreendedorismo na região, além das tecnologias de inovações nos diversos serviços.

Finalizando as atividades da manhã, o evento trouxe o engenheiro agrônomo, Junior Silveira, direto de Petrolina/PE, para trazer a realidade de desenvolvimento no vale do São Francisco. O objetivo dessa palestra visava mostrar outra realidade de desenvolvimento do país, similar à que acontece na região tocantina.


A região de Petrolina tem recebido diversos investimentos federais e governamentais em irrigação, por exemplo, aproveitando a riqueza natural oferecida pelo rio São Francisco, pois, sem essa ação, a região não conseguia desenvolver as plantações pelo baixo teor de chuvas e consequente baixo rendimento na produção das hortaliças.

Com a tecnologia de irrigação, as terras se tornaram mais férteis e aumentaram expressivamente os índices de produção e exportação. Destacam-se em produção as regiões próximas às cidades de Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco, com um crescimento comprovado nas estatísticas nacionais.

Além de todas essas atividades, o evento proporcionou mesas de debate e exposições, trazendo os representantes do setor de gestão municipal, do setor bancário, setor comercial e logístico, empreendedores, do setor de pesquisa e educação, todos apresentando as contribuições dessas esferas para o crescimento da região.


Nenhum comentário: