terça-feira, 2 de abril de 2019

Você ainda briga por causa dos políticos? É possível conversar sem agressão.



* Por REINALDO POLITO



Bolsonarista? Você é fascista, nazista, ditador!

Petista? Você é ladrão, comunista, incompetente!

Quantas vezes já ouvimos esses xingamentos de lado a lado! E dentro da própria família, ou no círculo dos amigos mais queridos. As pessoas se expressam de maneira raivosa, agressiva e irrefletida. Em certas circunstâncias, aqueles que eram tão caros no relacionamento de longa data se afastam com sentimento de rancor e não retornam mais ao convívio.

Já tive a oportunidade de tratar aqui deste tema, mas os debates políticos tomaram rumos tão incontroláveis que julguei oportuno trazer o assunto novamente para a nossa reflexão. Os defensores da esquerda agridem porque se sentem injustiçados pela derrota nas urnas. Os da direita porque não se conformam com o fato de ter alguém ainda com a "petulância" de fazer a defesa daqueles que, segundo eles, quebraram o país.

De maneira geral, as conversas começam em tom cordial, ameno, como se fossem uma simples troca de ideias. Com o passar do tempo um dos interlocutores fala mais alto, para dar ênfase às suas ideias. O outro se sente ofendido e responde com volume mais elevado. Pronto, a encrenca já está armada. E como alerta o dito popular: em discussão sobre política quem perde primeiro é a razão.

Sem contar as redes sociais. Como as pessoas não ficam frente a frente, acham que as palavras escritas não provocarão ressentimentos. O efeito, porém, pode ser o mesmo que ocorre com a comunicação tête-à-tête, e em certas circunstâncias ainda pior, pois o texto fica lá, guardado, para que se recordem das agressões recebidas. E mesmo depois de muito tempo, sempre que a mensagem for lida dará a impressão de que a provocação acabou de ocorrer.

Por isso, vale a pena ponderarmos se vale mesmo a pena entrar numa contenda política. Não que não se possa conversar a respeito de temas políticos, já que esse assunto é instigante e até sedutor. Quando, entretanto, a boa conversa se transforma em confronto, é hora de tirar o time de campo.

É claro que, se não concordar com o interlocutor, não irá se despersonalizar dizendo que está de acordo. Talvez uma boa solução seja a de ficar calado, ouvir sem discordar, e na primeira oportunidade mudar o rumo da conversa. Se perceber que ele insiste na discussão, a melhor alternativa, provavelmente, será a de dar uma desculpa e se afastar.

A melhor aula que recebi sobre civilidade política foi ministrada na prática por aquele que sempre considerei o melhor orador que tive a felicidade de conhecer, Blota Júnior. Blota não só foi o melhor orador como também o mais competente apresentador da história da televisão brasileira. Junto com sua esposa Sonia Ribeiro apresentou os inesquecíveis festivais da MPB dos anos 1960, promovidos pela TV Record.

Certa vez, eu o convidei para participar de uma das formaturas do nosso curso de Expressão Verbal. Compôs a mesa de honra com ele o deputado Fernando Mauro Pires Rocha, líder do PTB em São Paulo e dono do Hospital Alvorada. Os dois haviam sido ferrenhos adversários políticos, pois disputavam causas antagônicas.

"Estar presente nesta solenidade, ao lado do meu querido companheiro de lutas Fernando Mauro Pires Rocha, é motivo de grande alegria. Fernando Mauro sempre esteve nas trincheiras adversárias e mesmo assim, com a força democrática da comunicação, nós conseguimos, ao longo de 30 anos de vida pública, jamais estarmos no mesmo partido, jamais estarmos na mesma bancada e jamais deixarmos de ser amigos".

Após falar desse relacionamento, Blota Júnior revela as qualidades do adversário:

"Fernando Mauro merece o nosso alto respeito; pela sua fibra intangível; pela fé extraordinária do seu coração; pela força com que assoma à tribuna, quando, então, esta personalidade viva e esfuziante se transfigura e, lá do alto, traz a caudal de todos os seus pensamentos, e torna-se difícil enfrentá-lo".

E agora o momento sublime do discurso de Blota. A aula que devemos absorver e avaliar com todo o cuidado sempre que desejarmos falar de um adversário:

"E tantas vezes nos enfrentamos e nos defrontamos, que, hoje, podemos abraçar-nos, na certeza do dever cumprido; demonstrando assim que o dom da palavra deve ser cultivado, pois somente falando a linguagem da verdade, somente falando a linguagem da pureza dos nossos corações, podemos manter intactos os valores humanos e podemos ser amigos, embora adversários ao longo da carreira política".

Já li esse discurso em aula, nas palestras e no silêncio do aconchego do meu lar uma infinidade de vezes. Sempre me emociono. Não só pela saudade dos queridos amigos Blota e Fernando Mauro, mas também dos mestres que deixaram um legado tão precioso para todas as gerações.

Esse é, portanto, um excelente exemplo para a nossa reflexão: será que convém, por causa de diferenças políticas, transformar amigos e conhecidos, por quem temos tanto apreço, em desafetos? Pensemos nas conversas que tivemos nos últimos tempos. Avaliemos como temos nos comportado. E, principalmente, se poderíamos ter agido de maneira mais amistosa e cordata.

Superdicas da semana:

Nem todo adversário é necessariamente um inimigo
Adversários de hoje poderão ser grandes aliados amanhã
Diferenças políticas são normais
Devemos evitar confrontos políticos, especialmente com as pessoas de relacionamento próximo.

Nenhum comentário: