quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

ELEIÇÕES 2020: A partir de hoje, dia 22, até as eleições, estaremos postando uma série de reportagens sobre o pleito deste ano nos municípios da nossa região. VALE A PENA ACOMPANHAR!



Eleições Açailândia

O pleito eleitoral 2020 em Açailândia já se avizinha e com isso as articulações partidárias começam a acelerar o processo, no entanto, ainda está muito longe de se definir quem é o favorito à sucessão do atual prefeito, em mandato tampão, Aluísio Sousa.

Com uma eleição atípica e a princípio uma vitória improvável do atual presidente Jair Messias Bolssonaro, as esperanças dos candidato considerados nanicos e sem expressão política cresceram, e, com isso, a grande maioria dos mais de 5 mil municípios brasileiros podem bater recordes de candidatos – muitos veem nesse momento a possibilidade de vitória com pouquíssimos gastos, utilizando as redes sociais como fez Bolssonaro.

Em Açailândia a perspectiva é de que sejam apresentados ao eleitor um número recorde de candidatos, ultrapassando a casa de uma dezena, fato inédito na política local – nas quase 04 décadas que se passou a eleição municipal para prefeito, em Açailândia, ficou polarizada em apenas dois grandes grupos políticos e apenas um ou dois candidatos nanicos participaram apenas para cumprir tabela.

Velha Guarda

Dos chamados políticos com “pedigree”, ou seja, entre aqueles que já disputaram e ocuparam mandatos seja no legislativo ou no executivo, apenas Aluísio Sousa (Solidariedade) e algumas poucas surpresas deverão se apresentar como candidato. Como Aluísio ocupa o “mandato tampão”, deixado pela renúncia do ex-prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB), ele deverá concorrer à reeleição – com a “máquina” na mão, Aluísio tem pouco mais de 08 meses para mostrar serviço e convencer o eleitor de Açailândia, que anda com uma fazenda de pulgas atrás da orelha, a reconduzi-lo à cadeira do executivo municipal.

Da chamada “Velha Guarda”, a surpresa nessas eleições pode ser o ressurgir das cinzas como uma Fênix, do ex-prefeito e ex-deputado Deusdete Sampaio (MDB). Há quem diga que Deusdete já está limpinho feito bumbum de bebê de pais ricos e poderá concorrer no pleito de 2020 em Açailândia.

Outra nome, mas esse, muito pouco provável é o do ex-deputado federal Hélio Santos, sobrinho do ex-prefeito Ildemar, mas que pode ter perdido o apoio do tio que em discurso em um churrasco em sua fazendo disse em alto e bom som que agora seria a vez do “Gordinho” – quem seria esse gordinho?

Experimentados nas Urnas

Nesta ala podemos destacar o candidato derrotado nas últimas eleições, Dr. Benjamim de Oliveira, que recentemente deixou o ninho tucano do ex-prefeito Ildemar Gonçalves e pousou no Democratas. Benjamim aposta no seu Recall político e na experiência adquirida com a derrota para chegar ao comando do município, no entanto, parece ainda não ter aprendido que eleição não se vence sozinho, pois é preciso ter grupo pra chegar à frente nesta corrida que parece ser uma das mais difíceis este ano.

Neste mesmo grupo podemos destacar como possível candidato, o jovem Jardel Bom Jardim (PHS), que concorreu como vice de Benjamim – este aposta, claro, guardando as devidas proporções, na chamada “Onda Bolsonaro”, mas não possui o mesmo discurso hoje disputado por estreantes na política partidária e que deverão concorrer nas eleições deste ano. De família tradicional em Açailândia Jardel aposta também na expressiva votação conquistada nas eleições de 2018 quando disputou uma cadeira na câmara federal, para poder ocupar a principal cadeira da chamada “casa amarela.

Estreantes ou nem tanto?

Não muito bem estreante, mas como ficou mais de uma década fora da política local, podemos coloca-la nesta ala de pretensos prefeitos de Açailândia, é a radialista Silvana Silvestre, hoje no comando PSL, partido que elegeu Bolsonaro à presidência da República – com a saída do presidente do PSL, Silvana perdeu a marca 17 que foi vitoriosa nas eleições presidenciais, no entanto, vem mantendo um discurso forte de seguidora “Bolssonita” e continua a apostar nas redes sociais como plataforma de vitória. Silvana hoje, ocupa o maior espaço nas redes sociais entre todos os pré-candidatos a prefeito de Açailândia e pode ser umas das grandes surpresas deste pleito.

Outro não estreante, mas que colocamos nesta mesma Ala por ainda não ter exercido nenhum mandato político é o insistente Prof. Milton Teixeira (PSOL) – de esquerda declarado as chances de vitória continuam sendo muito poucas por conta do desgaste a nível nacional, mas como deverá se juntar ao PT que já anunciou que terá candidatura própria em Açailândia, Prof. Milton poderá apenas compor nessa chapa petista – os desgastes ocasionados pela péssima administração do presidente Bolsonaro deverá dar a chapa PSOL/PT uma expressiva votação, mas não o suficiente para uma vitória.

Outro nome bem conhecido, mas que nunca disputou uma eleição para prefeito de Açailândia está o nome do ex-deputado Sérgio Vieira – com um forte recall político conquistado nas eleições de 2018 pode ser o fiel da balança nos resultados do pleito e um nome que não pode ser deixado de lado por nenhum candidato.

Dr. Jofre é outro nome que obteve uma ótima votação na eleição que se passou e que sempre apresentou vontade de disputar uma eleição ao cargo executivo de Açailândia, no entanto ainda não possui musculatura suficiente para alcançar uma vitória nesta disputa.

Estreantes mesmo figuram os nomes de dois evangélicos que já se posicionaram com pretensão de candidaturas: Apóstolo Antônio e Apóstolo Osvaldo Cruz – o primeiro já é uma grande liderança política, mas que sempre ficou nos bastidores, portanto, ainda é uma incógnita, mas que também pode surpreender pela seriedade e honestidade que sempre primou em toda a sua vida. Já o pastor Osvaldo Cruz parece estar de mudança para o Itinga do Maranhão e não se sabe se disputará as eleições em Açailândia.

Outro pré-candidato estreante é o jovem advogado Sílvio Vieira - a exemplo da pré-candidata Silvana Silvestre também tem ocupado um ótimo espaço nas redes sociais – aliado do deputado pastor Cavalcante, Sílvio tem, pelo menos em tese, o apoio da classe evangélica do município – pela desenvoltura, jovialidade e liderança religiosa, caso mantenha sua candidatura, Sílvio pode ser uma das boas surpresas, mesmo não alcançado o pódio principal nesta eleições.

Uma estreante que destoa dos demais é a ainda não declarada pré-candidata Luiza do Friagro – pelo apoio do pretenso candidato ao governo do estado em 2022 Josimar do Maranhãozinho a candidatura de Luiza já pode representar o pano de fundo, em Açailândia, da sucessão de Dino – Josimar é conhecido pela sua trajetória vitoriosa ao eleger todos os candidatos que já colocou em disputa, em  eleições no Maranhão – Luiza é um nome para ser bem analisado.

Outros nomes surgiram nas redes sociais - ainda não são conhecidos da imprensa e nem da própria massa eleitoral, portanto, muito difícil de traçar um perfil eleitoral.

No nosso próximo post traremos o cenário das eleições em São Francisco do Brejão, vizinha cidade de Açailândia.

O Blog se coloca a disposição de qualquer pré-candidato que porventura não foi citado neste post, bem como, todo e qualquer que tenha se sentindo ofendido. ZAP (99) 9 9146-6521.

Nenhum comentário: