quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Sob Bolsonaro, Brasil perde até pra CUBA (de goleada) em ranking de percepção da corrupção



O Brasil caiu uma posição no ranking sobre a percepção da corrupção elaborado pela ONG Transparência Internacional. Em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, o país ocupou a 106ª posição entre os 180 países avaliados.

O Brasil repetiu a mesma nota 35 recebida em 2018, a pior do país desde 2012. O resultado indica que, apesar do discurso de campanha, o governo não adotou medidas que impactassem na percepção de que práticas corruptas tenham diminuído no país.

O relatório da ONG aponta para investigações de corrupção envolvendo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, e o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

O texto destaca ainda decisões do Executivo que sugerem interferência política em órgãos-chave do combate à corrupção: afastamento do presidente do Coaf, substituições na PF do Rio e na Receita Federal, além da nomeação de um procurador-geral alinhado ao presidente.

O ranking do IPC (Índice de Percepção da Corrupção) mostra que o Brasil ficou atrás de outros países latino-americanos como Argentina (66ª), Chile (26ª), Colômbia (96ª), Cuba (60ª), Equador (93ª) e Uruguai (21ª).

Nenhum comentário: