Um aplicativo desenvolvido nos EUA rastreia onde você esteve e te avisa caso tenha cruzado o caminho de uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O app é gratuito, open source e chama-se Private Kit: Safe Paths.
O usuários tem de estar disposto a compartilhar seus dados pessoais de localização. Funciona basicamente como uma “rede” de informações de localização, de forma criptografada e mantendo a privacidade (você não descobre quem é a pessoa).
Os dados não passam por uma “autoridade central”. No entanto, um usuário que tenha sido diagnosticado com o vírus pode optar por compartilhar seus dados de localização com oficiais de saúde. Nesse caso, as informações podem se tornar públicas. O app disponível para iOS e Android. Ainda não está disponível no Brasil.
O aplicativo gratuito foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e da Universidade Harvard, além de engenheiros de software de empresas como Facebook e Uber.
- Coronavírus: número de casos confirmados no Brasil
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
Segundo Ramesh Raskar, do MIT Media Lab, que liderou a equipe que desenvolveu o app, “uma abordagem de rastreamento mais refinada, que permitiria que locais específicos fossem fechados e desinfetados, é melhor do que as paralisações gerais, que são social e economicamente disruptivas”.
De toda forma, Raskar alerta que o app não traz dados 100% completos. “Porém, informações incompletas também podem levar a uma falsa sensação de segurança. Se o aplicativo levar os usuários a acreditar que determinados lugares são seguros quando não estão. O aplicativo alertará você apenas sobre onde o vírus esteve, não para onde ele está indo”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário