segunda-feira, 1 de junho de 2020

CORONAVÍRUS: Em meio ao pico da pandemia prefeito de Açailândia Aluísio Sousa flexibiliza ainda mais as normas de isolamento social em Açailândia


A partir de hoje, 1º, haverá um prolongamento no expediente do comércio, abertura de salões e barbearias, bem como academias em horários alternados e igrejas com normatização da quantidade e tempo de cultos. Continua proibido a abertura de bares e realizações de shows e festas. Fica também decretada a proibição de venda de bebidas alcoólicas.
Assessoria de Comunicação produz vídeo educativo apostando na conscientização da população no combate a COVID-19.

Seguindo a mesma trajetória de flexibilização de normas de aglomeração do governador Flávio Dino, o prefeito de Açailândia Aluísio Sousa, mesmo ao registrar na cidade mais de 1.300 casos, 24 óbitos e a ocupação de 90% dos leitos de UTI’S, resolveu através de Novo Decreto Municipal diminuir ainda mais a rigidez nas normas sanitárias de combate a Covid-19.

Conforme o novo decreto municipal a partir desta segunda-feira, dia 1º, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais deverá iniciar às 8h00 (oito horas) e encerrar às 17h00 (dezessete horas), independentemente da autorização constante em alvará, a exceção do disposto nos artigos 5° e 6°, deste mesmo Decreto.

Fica estabelecido também que a partir desta data, está autorizado a reabertura das atividades como cultos, missas e locais para prática de qualquer credo ou religião, mas que deverão seguir as seguintes normas:

a)    a realização de apenas 01 (uma) reunião na semana, que deverá ser escolhida entre segunda-feira a sexta-feira, com no máximo 1h30 (uma hora e meia) de duração;

b)    a realização de 02 (duas) reuniões ao dia, que deverá ser escolhida entre sábado e domingo, com no máximo 1h30 (uma hora e meia) de duração, desde que respeitado o intervalo mínimo de 1h00 (uma) hora entre as reuniões e a higienização de todo o local com produto destinado a desinfetar o ambiente.

As academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares também será reabertas e a realização de suas atividades seguirá em dois turnos: de segunda-feira a sexta-feira, compreendendo o primeiro turno de funcionamento das 6h00 até as 10h00 e o segundo turno de funcionamento das 16h00 até as 20h00, onde, obrigatoriamente, durante o intervalo dos turnos, deverá ocorrer a higienização de todo local com produto destinado a desinfetar o ambiente.

Os salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e similares para voltar a funcionar, os atendimentos deverão ser mediante agendamento prévio e individualizado, com observância de intervalo de tempo suficiente para que não permaneça cliente na sala de espera.

 Os restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e similares permanecem com o funcionamento somente através do serviço de tele-entrega (delivery) e pegue e leve (take away), podendo seu funcionamento estender no máximo até às 21h00 (vinte e uma horas), sendo vedado o ingresso de clientes nos estabelecimentos e a formação de filas, mesmo que externas, bem como vedada a comercialização de bebidas alcoólicas.

Uma novidade do novo decreto municipal é a proibição da venda de bebidas alcoólicas em todo o território da municipalidade.

Ao que tudo indica, o prefeito resolveu apostar mais uma vez na conscientização das pessoas e em campanhas educativas como o vídeo acima, para buscar a diminuição, principalmente no número de internações desafogando os leitos hospitalares e assim melhorar o atendimento aos pacientes contaminados.

Na última semana, apesar de ainda ser muita alto índice de internação em Leitos de UTI”S, chegando a 90% na data de ontem, dia 31, houve uma grande melhora na taxa de ocupação dos leitos clínicos, tanto na UPA, como no Hospital Municipal – talvez por conta disse essa tomada de decisão em flexibilizar ainda mais as normas sanitárias de isolamento na cidade.

Acompanhe abaixo os dados de ocupação em Açailândia:

Leitos de UTI para a Covid-19: 10 leitos, 09 estão ocupados (01 paciente de Bom Jesus das Selvas; 01 de Itinga; 01 de Buriticupu; 01 de Imperatriz; 05 de Açailândia).Taxa de ocupação de 90%.
          Leitos clínicos da UPA = 14 leitos, 02 estão ocupados. Taxa de ocupação: 15%.
          Leitos clínicos da HMA = 18 leitos, 02 estão ocupados. Taxa de ocupação: 12%.
          Leitos clínicos do Hospital de Campanha = 60 leitos, 47 estão ocupados. Taxa de ocupação: 78%.

Nenhum comentário: