terça-feira, 9 de março de 2021

Pacientes na UTI relatam ter tomado ivermectina, que segundo especialistas do Albert Einstein é ineficaz contra covid

repórter Leonardo Martins conversou com oito médicos e enfermeiros dos principais hospitais de São Paulo. Eles relatam ouvir pacientes internados em leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) que tomaram ivermectina para combater a covid-19. O vermífugo é usado há 40 anos na África e na América Latina, mas não tem eficácia no tratamento, segundo a própria fabricante.

Profissionais dos hospitais das Clínicas, São Luiz, Albert Einstein, Sírio Libanês, Samaritano e Oswaldo Cruz falam que pacientes —alguns intubados por complicações da doença — disseram ter tomado ivermectina de maneira preventiva ou quando apresentaram os primeiros sintomas, em casa.

Não há, por enquanto, nenhum levantamento ou estudo que monitore quantos internados fizeram uso de medicamentos comprovadamente ineficazes.

Sem se identificar, um enfermeiro diz que tenta explicar a quem toma o medicamento que a pessoa "não tem verme, mas não ajuda em nada na covid".

Os médicos se preocupam com os efeitos colaterais causados pelos remédios usados em casa. Segundo os profissionais ouvidos pelo UOL, o paciente sente os primeiros sintomas, toma remédio e, em vez de ajudar no combate à covid-19, acaba sobrecarregando o organismo, piorando o quadro de saúde.

Fonte checada UOL.

Nenhum comentário: