Dr. Benjamim e Juscelino Filho em Brasília... |
Com a possibilidade, mesmo que ainda remota, de que Juscelino Filho (UNIÃO) possa se alçado ao cargo de Ministro do Turismo, abre-se uma vaga de deputado federal que poderá ser preenchida pelo 1º suplente Benjamim de Oliveira de Açailândia.
Na manhã de hoje, dia 29, o presidente eleito Luís Inácio Lula deverá anuncia mais 16 ministros para o seu governo que se inicia a partir de 1º de janeiro de 2023.
A expectativa dos maranhenses e principalmente da população de Açailândia é de que a “cidade do ferro” ganhe um deputado federal já que o médico Dr. Benjamim de Oliveira (UNIÃO), 1º suplente da Federação PL/DEM, formando o União Brasil que disputou as eleições de 2022 – Benjamim obteve 22.640 votos.
Juscelino Filho que deverá ser indicado pelo partido para assumir o Ministério do Turismos, após crivo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, foi o 4º colocado na eleição deste ano, obtendo 142.419 votos.
Além do senador eleito Flávio Dino, já anunciado para o Ministério de Justiça e Segurança Pública e Sônia Guajajara que concorreu e se saiu vitoriosa ao cargo de deputada federal, alçada ao cargo de Ministra dos Povos Originários, Juscelino pode ser o 3º maranhense a ocupar um cargo de ministro no governo Lula.
Sonho x Realidade e o Efeito Flávio Dinho
Apesar do povo maranhense e principalmente os açailandenses estarem em uma forte corrente de torcida para que Juscelino filho vá para o Ministério do Turismo e Benjamim assuma o mandato de deputado federal, ainda há muitas negociações e o chamado efeito Flávio Dino nas indicações de maranhenses a cargos no governo Lula, para que este fato saia do sonho e vire realidade.
Primeiro Juscelino filho precisa superar a guerra interna do União Brasil, o que a mídia já dá como certa, e seja o indicado, mas o problema é ter que passar pelo aval de Flávio Dino (PSB) – Não dá para menosprezar a força de Luciano Bivar, presidente do PL, que também pode ser indicado ao mesmo Ministério.
Pelas movimentações de Dino dentro do governo federal, percebe-se claramente o poder de veto do mesmo em nomes de políticos maranhenses – com ou sem mandato – para o primeiro escalão do governo Lula.
A escolha de um nome maranhense que não integra o ciclo de apoiadores de Flávio Dino – como é o caso do deputado Juscelino que não votou em Dino para o senado – para ser ministro é algo bastante complicado – a favor de Juscelino está a votação favorável a PEC do Bolsa Família.
A coisa não é tão Simples como se desenha a imprensa da capital – o anúncio de mais 16 ministros do governo Lula está previsto para as 11hs da manhã de hoje, dia 29.
O Blog também está na torcida!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário