VIOLÊNCIA EM BRASÍLIA Estes a PGR não engavetou: denunciou ao STF 39 pessoas acusadas de invadir e depredar a sede do Senado em 8 de janeiro, pedindo sua prisão preventiva e o bloqueio de até R$ 40 milhões, para reparar os danos. Os nomes não foram divulgados. .......................... Os crimes listados no pedido da PGR:
- Associação criminosa;
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Golpe de Estado;
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União;
- Deterioração de patrimônio tombado.
.......................... A Polícia Federal prendeu dois suspeitos de pagar ônibus e hospedagem para bolsonaristas da região norte do Rio de Janeiro que foram a Brasília para participar dos ataques aos prédios do STF e do Congresso e ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro. .......................... Foragido, Wellington Macedo de Souza, um dos envolvidos no caso do caminhão-bomba no Distrito Federal, teve cargo no governo Bolsonaro. Mais especificamente, foi assessor no ministério de Damares Alves. .......................... No UOL News, o interventor na área de segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, disse que houve "um problema de comando" na Polícia Militar no dia das invasões em Brasília. .......................... Reclamações ouvidas por juízes de pessoas presas por causa dos atos golpistas em Brasília: falta água gelada, as celas são desconfortáveis, não há wi-fi. Um até protestou por ter sido preso contra sua vontade. O juiz precisou explicar: "É assim que a prisão funciona". Apesar de ostentar vida cercada de luxo, um líder de ato golpista pediu gratuidade à Justiça. .......................... Carolina Brígido conta que o STF está dividido sobre considerar terrorismo os atos golpistas em Brasília. ****************** Sob nova direção Lula participou da posse de Tarciana Medeiros como presidente do Banco do Brasil. Brincou dizendo que ela terá que dar algum aumento de salário para os funcionários. É a primeira mulher no cargo nos mais de 200 anos da instituição. .......................... Na Fiesp, Geraldo Alckmin defendeu uma reforma tributária ainda neste ano: "Temos manicômio tributário". .......................... Fernando Haddad (Fazenda) também falou sobre a reforma tributária, em Davos (Suíça): "É a reforma das reformas". Tales Faria acha improvável uma grande reforma, mas vê o clima como bom para a ideia avançar.
.......................... A FRASE Podemos dobrar, triplicar a produção agrícola sem derrubar uma árvore; é um desafio para mim e para o ministro da Agricultura. Marina Silva, no Fórum Econômico Mundial.
****************** AMERICANAS No meio da confusão sobre os números da empresa, Carlos Juliano Barros pergunta: o que pode acontecer com seus 44 mil trabalhadores? ****************** CERCADINHO "Lamento o que aconteceu dia 8, uma coisa inacreditável", foi o que Bolsonaro disse nos EUA sobre atos cometidos por apoiadores. Não disse se lamentava as invasões ou o fracasso dos baderneiros em derrubar o governo. .......................... Para Madeleine Lacsko, Bolsonaro, em sua "fuga para a Disney", estreou o cercadinho gringo, mantendo acesa a chama de sua seita. .......................... Aprendiz de Bolsonaro: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que o governo federal "fez vista grossa" na invasão do dia 8, "para que o pior acontecesse e ele se fizesse, posteriormente, de vítima". Ricardo Kotscho analisa a "suposição" de Zema.
****************** VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER Para quem achou inacreditável o primeiro caso, mais um: outro anestesista foi preso por estuprar mulheres durante cirurgias no Rio de Janeiro.
****************** MUNDO DO CRIME O número de sequestros no Estado de São Paulo foi o maior em 15 anos em 2022, segundo reportagem do Estadão. O Pix ajuda a explicar o recorde. ****************** NA NEWSLETTER VIVABEM A ligação entre boa alimentação e saúde mental, explicada por Paola Machado, é o destaque do boletim que foi enviado ontem. Há edição também na quarta e na sexta. Para receber, cadastre-se. ****************** NA NEWSLETTER OLHAR OLÍMPICO O rolo envolvendo o skate olímpico brasileiro, que periga voltar para a confederação de patinação, é o destaque do boletim. Toda segunda, Demétrio Vecchioli comenta resultados e bastidores do esporte brasileiro. Para acompanhar, inscreva-se. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário