sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

PF prende suspeitos e detalha trama golpista. Bolsonaro perto da prisão?

 

General Augusto Heleno e o então presidente Jair Bolsonaro; dupla foi alvo nesta quinta (8) de operação da PF que investiga tentativa frustrada de golpe de Estado
General Augusto Heleno e o então presidente Jair Bolsonaro; dupla foi alvo nesta quinta (8) de operação da PF que investiga tentativa frustrada de golpe de Estado
Marcos Corrêa/PR
 
  
PF prende suspeitos e detalha trama golpista. Bolsonaro perto da prisão?
Roger Modkovski

O ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados seus foram alvos, nesta quinta-feira (8), de mais uma contundente operação da Polícia Federal na investigação sobre a tentativa de dar um golpe de Estado para mantê-lo no poder.

Bolsonaro foi alvo de mandado de busca e apreensão, expedido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. A mando da Justiça, o ex-presidente entregou seu passaporte às autoridades. Para Josias de Souza, as revelações de hoje levam a investigação a um novo patamar, ao mostrar Bolsonaro "com a mão na massa".

Segundo a investigação da PF, o então presidente era informado por subordinados sobre as tratativas para um golpe. Um vídeo em posse da polícia mostra o ex-presidente debatendo com ministros a "dinâmica golpista". Bolsonaro pediu e aprovou alterações em uma minuta que previa o golpe. Um texto que declarava estado de sítio sob Bolsonaro foi achado na sede do PL, partido do ex-presidente. E a prisão de Moraes também fazia parte do roteiro.

Bolsonaro nega as acusações e afirma que é alvo de "perseguição".

Chance de prisão?

Carolina Brígido avalia que a operação de hoje indica que Bolsonaro e generais suspeitos de golpismo estão se aproximando do banco dos réus.

Mas, apesar de todo o robusto conjunto de provas contra ele, o ex-presidente deve ser poupado da prisão por enquanto. A expectativa, segundo Brígido, é que primeiro a Procuradoria-Geral da República apresente uma denúncia contra ele perante o STF, que deve iniciar ação penal. Prisão, só após ele ser julgado pelo plenário do tribunal -o que dificilmente ocorreria ainda este ano.

Reinaldo Azevedo concorda. Para ele, a prisão de Bolsonaro só não ocorreu até agora por "prudência". Deve haver a espera pelo trânsito em julgado, ele acha —mas a ida de Bolsonaro para a Papuda "é fatal".

Azevedo lamentou o fato de o país ter um ex-presidente nesta situação, mas celebrou a atuação da PF, que considerou uma vitória da democracia.

Leonardo Sakamoto comemorou o fato de que a investigação finalmente mirou a cúpula da tentativa fracassada de golpe.

Para Sakamoto, hoje a PF mostrou o "batom na cueca", as provas que faltavam para encalacrar Bolsonaro no caso e mostrar que ele era "o protagonista".

Sakamoto também observa que a operação -em que Valdemar Costa Neto, presidente do PL, foi preso por posse ilegal de arma- tem potencial para atrapalhar as pretensões do partido e do bolsonarismo nas eleições municipais deste ano.

E Josias lembra que a operação de hoje foi pautada pela delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. "Estamos começando a falar sério sobre a tentativa de golpe que foi materializada no 8/1", diz.

Josias de SouzaAutópsia do golpe documentou Bolsonaro com a mão na massa

Carolina BrígidoBolsonaro e generais se aproximam do banco dos réus

Carolina BrígidoPor que Bolsonaro não foi preso?

Reinaldo AzevedoJá há elementos para prisão de Bolsonaro; demora é por prudência

Reinaldo AzevedoCelebro operação da PF contra Bolsonaro; vitória da democracia

Leonardo SakamotoPF, enfim, vai atrás dos generais pela tentativa de golpe de Bolsonaro

Leonardo SakamotoPF revela 'batom na cueca' da ação golpista de Bolsonaro

Natália PortinariValdemar Costa Neto é preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo

Leonardo SakamotoOperação pode atrapalhar planos eleitorais do PL e bolsonarismo

Josias de SouzaMoraes usa punhal de Cid para mostrar tamanho da lâmina a Bolsonaro

Natália PortinariAssessor de Bolsonaro monitorou Alexandre de Moraes para prendê-lo, diz PF

Nenhum comentário: