quinta-feira, 6 de junho de 2024

AÇAILÂNDIA: de como a Gestão de Aluísio Sousa vai deixar como legado não só muitas obras importantes, mas também um novo jeito de fazer POLÍTICA

Artigo

*por Wilton Lima

Com uma população cansada e descrente o prefeito de uma das cidades mais importantes do Maranhão [Açailândia], o atual gestor público pegou a cidade em meio a uma grande turbulência político/administrativa e mostrou em seus poucos mais de 04 anos de mandato que é possível se fazer política de forma diferente e reconquistar a confiança de quem vai às urnas apostando numa melhor qualidade de vida para sua família.

Prefeito Aluísio, uma gestão que vai deixar um legado de difícil superação.

Em meio à entrega de tantas obras importantes para a população de Açailândia não poderia me furtar de escrever essas breves linhas, não para falar bem, encher de elogios ou bajular o prefeito Aluísio, mas para mostrar ao meu leitor com provas cabais de que é possível fazer política sem o famoso toma lá, dá cá, sem a prática criminosa da compra e venda de votos elegendo ladrões da consciência das pessoas e do próprio dinheiro público.

Eis que nos surge algumas indagações: mas Aluísio não é candidato a reeleição, pois ele não pode, mas e porque tantas ações, e entrega de obras e ferramentas públicas tão importantes para a população? Será esse o novo jeito de fazer política?

Se esse, que parece ser um recado do prefeito Aluísio a quem vai sucede-lo, de que o eleitor citado no início desse artigo, cansado e descrente, também está procurando ver na prática essa nova forma de fazer política.

Aluísio com esse novo jeito de fazer política joga sobre os ombros dos próximos prefeitos da cidade de Açailândia uma responsabilidade muito grande, que é a de dar continuidade a esse novo modelo, aonde a prioridade é, e sempre será a população, principalmente os mais carentes de políticas públicas.

O eleitor está cada vez mais consciente de que não conseguiremos resolver os mesmos problemas com soluções ultrapassadas da “Velha Política” que infelizmente, em Açailândia, uma grande parte da população ainda tenta ressuscitar como a famosa “Fênix” tupiniquim – O PREJUÍZO PODE SER IRREPARÁVEL – que fique claro que, ao eleitor também cabe a responsabilidade de construir uma cidade muito melhor para se viver – abra o olho!

Este novo jeito de fazer política colocado em prática na gestão do prefeito Aluísio Sousa exige que tenhamos no Executivo e no Legislativo, políticos que trabalhem como agentes de transformação, aproximando pessoas e chamando toda a população a construir um novo cenário e uma nova realidade para a sua cidade, isso na forma mais prática – precisa sair do discurso e do papel.

A mudança da nossa sociedade tem que começar pela base, com a população exigindo do seu prefeito o cuidado de nossas crianças e jovens, escrito na constituição como prioridade absoluta. 

Ainda é preciso mudar muito, principalmente, na aplicação do dinheiro público, pois os resultados precisam chegar na mesa do trabalhador, precisam chegar na mesa do empresário que cria empregos, precisa chegar no Agro, na Pecuária e nas mais diferentes culturas de produção – Aluísio deu um primeiro passo – isso é possível.

*Wilton Lima é jornalista, radialista, blogueiro podcaster, servidor público de carreira, com formação em Administração Pública e Pós-Graduação em Gestão Pública (UEMA) e Assessoria de Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão.

Nenhum comentário: