sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Maduro toma posse hoje na Venezuela em meio a repressão e prisão de políticos

 


Carolina Juliano

Está marcada para hoje a posse de Nicolás Maduro para seu terceiro mandato como presidente da Venezuela e o país vive um clima de tensão e perseguição. Ontem, a oposição denunciou a prisão da política María Corina Machado após participar de protestos em Caracas. Oposição e regime convocaram atos por todo o país e Corina rompeu mais de cem dias de clandestinidade, refugiada em local desconhecido, e foi às ruas de Caracas. Segundo seu partido, ela foi "violentamente interceptada" e horas depois liberada. O procurador-geral do governo chavista nega.

A posse de Maduro está marcada para hoje, mas o candidato de oposição, Edmundo González Urrutia, chegou a afirmar que é ele quem vai tomar posse como presidente. As eleições na Venezuela foram marcadas por denúncias de fraudes e o governo não apresentou os boletins de urna para comprovar os resultados.

Muitos países não reconheceram o pleito, inclusive o Brasil. Na noite de ontem, Maduro ignorou as denúncias e publicou em suas redes textos e fotos em que exalta sua suposta "vitória popular".

Nenhum comentário: