sábado, 6 de setembro de 2025

Tem um clima de Terceira Guerra no ar. Not good

 

Arte: Marcelo Chello


Josette Goulart - TixaNews

É sexta, a gente devia estar falando de pizza, mas eis que eu venho aqui falar de sinais estranhos no ar sobre uma Terceira Guerra. Que banho de água fria. Como diria Donald TrumpNot good, not good. Claro que vamos falar de anistia e do julgamento do Bolsonaro. Mas comecemos por esses sinais esquisitos de guerra que vêm de todo lugar: do Múcio, do Macron, do Trump, do Xi, do Putin, do Kim, do Maduro.

Os chefes das Forças Armadas tiveram um almoço com Lula e o Múcio, nosso ministro da Defesa. Parecia um rolê de amigos, com participação até dos ajudantes de ordens. Falou-se que foi o maior clima de amizade, às vésperas do 7 de Setembro, em que se comemora a Independência do Brasil. Essas coisas. Alguns viram como um gesto simbólico de unidade em meio ao julgamento de generais no Supremo por golpe de Estado.

 

Mas eis que Múcio sai do almoço e dá umas declarações que destoaram desse clima ameno. Eis o que disse o ministro:

Estamos deslocando tropas para a fronteira, pensando na COP 30. Pensando em dar uma maior assistência a uma parte da fronteira mais inóspita, mais inacessível. Aí, de repente, estourou esse problema [os Estados Unidos enviando navios de guerra para a Venezuela com a desculpa de combate ao narcotráfico].

 

E aí prosseguiu:

Estamos preocupados, como eu disse, com a nossa fronteira, para que ela não sofra, não se transforme numa trincheira. O Brasil é um país pacífico. Nós investimos em armas nas nossas forças para defender nosso patrimônio, não é de olho na terra de ninguém.

Medo de que nossa fronteira se transforme numa trincheira. Só eu fiquei preocupada com isso?

E aí vem a agência Reuters e noticia que os EUA mandaram caças para Porto Rico porque a Venezuela teria mandado caças passarem perto dos navios americanos.

Nenhum comentário: