sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Prefeitura de Açailândia firma parceria com o governo do Estado e amplia o Programa Juros Zero na cidade.

O Programa Juro Zero é voltado para microempreendedores, microempresas, empreendimentos liderados por mulheres, beneficiários de programas de transferência de renda e trabalhadores informais, pessoa física (CPF) e CNPJ.

 


Lançado oficialmente nesta semana, o programa juros zero conta com um aporte de R$ 50 milhões e tem como objetivo descentralizar as políticas de desenvolvimento estadual, valorizando a Região Tocantina como polo de crescimento e inovação, garantindo crédito de até R$ 22 mil sem cobrança de juros, fortalecendo pequenos negócios na Região Tocantina bem como no município, que recebeu a Agência de crédito CEAPE para esclarecimentos de como irão atuar junto aos interessados no crédito,

Para facilitar o acesso dos empreendedores, além das agências do Banco do Nordeste, os interessados podem procurar os guichês do Juros Zero nos VIVA/Procon e as Salas do Empreendedor nos municípios. Nesses locais, os servidores foram capacitados pelo banco para receber propostas. A análise e a liberação serão feitas pela instituição financeira.

A secretaria de indústria e comércio e o Invest Açailândia, ligados diretamente ao programa, seguem as diretrizes do prefeito Dr. Benjamim de Oliveira Açailândia, que aposta nas iniciativas de sempre estimular o empreendedorismo e dar suporte aos pequenos negócios, pois estes são a base da economia local.

A prefeitura de Açailândia, no sentido de oficializar o programa na cidade recebeu representantes do Sebrae e da Agência CEAPE para receber orientações das diretrizes a serem seguidas tomadas pela Sala do Empreendedor, pois a secretária de indústria e comércio será uma porta de entrada para negociações de microempresários que se enquadram no programa, garantindo mais oportunidades e fortalecendo cada vez mais a economia local.

O prefeito Dr. Benjamim de Oliveira, ressalta que o Programa Juros Zero fortalece a cadeia produtiva. “Toda cadeia produtiva, e, principalmente a dos municípios, começa com os micros e pequenos empreendedores, que são os que mais enfrentam dificuldade de acesso ao crédito e agora com esse incentivo do Governo do Estado, em parceria com o Banco do Nordeste e o Sebrae, esse setor fica mais forte e com melhores condições de ampliar seus negócios, aquecendo cada vez mais a economia da cidade de Açailândia”, frisou o prefeito.

O diferencial do programa implantado agora em Açailândia é que os juros das operações de crédito são totalmente custeados pelo Governo do Maranhão, cabendo ao empreendedor pagar apenas o valor principal. Os recursos podem ser usados para ampliação de empreendimentos, compra de equipamentos, formação de capital de giro ou equilíbrio do fluxo de caixa.

Além das agências do Banco do Nordeste, o atendimento também estará disponível com Agentes de crédito do CEAPE em atendimento domiciliar e na Sala do Empreendedor dos municípios.

Vale ressaltar, que a análise e a liberação do crédito serão feitas diretamente pela instituição financeira. O crédito é destinado à ampliação do empreendimento, compra de equipamentos, formação de capital de giro ou equilíbrio do fluxo de caixa.

A Presidente do Invest Açailândia Ivaneide Amorim ressalta os benefícios da iniciativa para fortalecer pequenos negócios. “Esse programa é fundamental, porque permite que o investimento faça o empreendimento crescer. Só tenho a agradecer por essa oportunidade em nosso município”, disse.

O Programa Juros Zero estará ativo até o mês de dezembro deste ano e os pontos de atendimento em Açailândia serão na Sala do Empreendedor, localizada na Superintendência da Receita Tributária; junto aos agentes de crédito CEAPE, através do WhatsApp (99) 99189-1740 (das 08h às 18h – Jhonatan); e, no Banco do Nordeste.

Instituições Financeiras credenciadas

Os empreendedores interessados em aderir ao Juro Zero devem procurar o Banco do Nordeste (https://www.bnb.gov.br), Ceape Brasil (https://www.ceapebrasil.org.br) e a Sicoob,https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcentroleste/sicoob-centroleste) para solicitarem o crédito do programa.

ASCOM-PMA

Nenhum comentário: