O evento que contou com a participação
do prefeito municipal Dr. Benjamim de Oliveira e da secretária de educação Karla
Jannys, aconteceu na noite de ontem, dia 11, no Teatro Municipal de Açailândia.
Os professores que mais se
destacaram na aplicação das políticas municipais de valorização da alfabetização,
foram homenageados pelas atitudes e objetivos alcançados na garantia da
alfabetização plena e eficaz de crianças, jovens e adultos da rede pública
municipal de ensino.
Essa política busca alinhar as ações do município às políticas de alfabetização federais e estaduais (como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), muitas vezes focando em eixos específicos.
A professora Arleílde Aníbal foi premiada com o melhor resultado da alfabetização para os alunos da Escola Municipal Novo Horizonte, e esses destaques também se estenderam aos diretores, supervisores, professores e alunos, pelos bons resultados adquiridos na alfabetização de todas as crianças do 5º ao 9º ano.
“Receber esse
reconhecimento é gratificante, mas o maior prêmio é ver os alunos lendo com
autonomia. Isso mostra que o trabalho em equipe dá resultado”, ressaltou
Arleílde.
A gestão do prefeito Dr. Benjamim
tem determinado que toda a rede pública de ensino de Açailândia, em todo o seu
corpo de profissionais, compreenda que alfabetizar é abrir portas – é garantir
que cada criança tenha o direito de ler o mundo, compreender sua história e
escreve o seu próprio futuro.
“Em nosso município,
a valorização da alfabetização é um compromisso coletivo, não só do prefeito, e
isso é que une escolas, professores e comunidade em uma grande rede de
aprendizagem”, disse Benjamim.
As políticas de valorização da
alfabetização em todo o país variam de acordo com a legislação de cada
município, mas as especifidades sempre têm como foco, a garantia da
alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Como também, utilizando-se de métodos
baseados em evidências, com a implementação de práticas pedagógicas e
métodos de ensino (frequentemente a instrução fônica sistemática, consciência
fonêmica, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário e
compreensão de textos) que possuam comprovação científica de eficácia.
Outro ponto
muito importante das políticas de valorização da alfabetização são as ofertas
de programas de capacitação e formação continuada para docentes e gestores
escolares, com ênfase nas melhores práticas de alfabetização, sem esquecer das avaliações
e monitoramentos, criando sempre mecanismos de avaliações periódicas e
monitoramento de indicadores de aprendizagem para medir a eficiência e eficácia
das ações implementadas e identificar estudantes que necessitam de reforço.
Enfim, a política municipal visa
criar um arcabouço legal e operacional para que a alfabetização seja tratada
como prioridade, com metas claras e métodos definidos para garantir o direito à
leitura e a escrita a todos os cidadãos.



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