sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

BASTIDORES DA POLÍTICA: PF encontra indícios de participação de políticos em investigação do Master. Tarcísio reforça que será candidato em SP após visita a Bolsonaro. Paraná Pesquisas indica empate técnico de Lula com Flávio e Tarcísio.

 

Rovena Rosa/Agência Brasil


Carolina Juliano

Investigadores da Polícia Federal que atuam na apuração na fraude do Banco Master informaram à reportagem da Folha de S.Paulo, sob anonimato, que provas coletadas na primeira fase da operação Compliance Zero contêm referências a lideranças partidárias e altas autoridades. Eles afirmam que foram feitos "vários achados" com menções a essas figuras e que essas apurações terão de correr no Supremo Tribunal Federal. Quando Vorcaro foi preso, a PF quebrou sigilos, apreendeu documentos e acessou o telefone celular do banqueiro. Segundo os investigadores, as referências aos políticos não têm relação direta com o inquérito sobre a fabricação de carteiras fraudulentas de crédito consignado pelo Master e a negociação de venda para o Banco de Brasília. Mas Vorcaro teria construído uma rede de aliados políticos ampla. Segundo a Folha, a verificação desses relacionamentos será aprofundada pelos investigadores para determinar se houve participação de autoridades nos esquemas de fraudes do banqueiro. Mesmo que o caso vá para a Primeira Instância, ele pode ser desmembrado para aprofundar as investigações que citam autoridades com foro privilegiado no STF. Leia mais na reportagem.

Tarcísio reforça que será candidato em SP após visita a Bolsonaro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou ontem Jair Bolsonaro na Papudinha, onde ele cumpre pena por tentativa de golpe de Estado, e afirmou que disse ao ex-presidente que será candidato à reeleição no estado. O governador conversou com jornalistas na saída da visita, ao lado de Carlos Bolsonaro, que também visitou o pai ontem. Indagado sobre se irá apoiar a candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência, Tarcísio disse que "sem dúvida", mas não citou o nome do senador em nenhum momento. Ele disse que pretende se "eleger em São Paulo e ajudar nosso candidato presidencial". Tarcísio relatou ainda que ele e Bolsonaro conversaram sobre a filiação de Ronaldo Caiado ao PSD e a possibilidade de que ele seja o presidenciável do partido. A visita de Tarcísio a Bolsonaro havia sido marcada inicialmente na semana passada, mas acabou adiada pelo governador.

Paraná Pesquisas indica empate técnico de Lula com Flávio e Tarcísio. Levantamento divulgado ontem mostra que o presidente lidera em simulações de primeiro turno, mas aparece empatado, na margem de erro, com o senador Flávio Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em cenários de segundo turno para a eleição presidencial de 2026. Na simulação do primeiro turno com Flávio na disputa, o presidente marca 39,8% e o senador 33,1%. Com Tarcísio na disputa, Lula ficaria com 40,7% contra 27,5% do governador de São Paulo. Já no segundo turno, a pesquisa mostra uma pequena vantagem numérica de Lula, dentro da margem de erro, contra Flávio e Tarcísio, e vitória sobre o governador do Paraná, Ratinho Júnior. Veja todos os números.

Nenhum comentário: