O presidente Lula disse ontem em entrevista exclusiva concedida ao UOL News no Palácio do Planalto que o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm um papel a cumprir nas eleições de São Paulo. Apesar de nenhum dos dois demonstrar disposição para se candidatar a um cargo pelo estado nas eleições de outubro, o presidente tem insistido que vai precisar de aliados fortes concorrendo ao governo e às vagas do Senado no maior colégio eleitoral do país para impulsionar a própria campanha dele à reeleição. "Temos condições de ganhar as eleições em São Paulo. Eu ainda não conversei com o Haddad, ainda não conversei com o Alckmin, mas eles sabem que têm um papel para cumprir em São Paulo. Eles sabem", afirmou à jornalista Daniela Lima. Lula também afirmou que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também terá um papel na eleição e que ainda não conversou com ela, mas o PT quer lançá-la como candidata a algum cargo em São Paulo: ou ao Senado ou mesmo ao governo do estado. Para isso, Tebet terá de transferir seu domicílio eleitoral do Mato Grosso para São Paulo e também, possivelmente, trocar de partido. Hoje ela é filiada ao MDB, que apoia a candidatura à reeleição de Tarcísio de Freitas. - Lula explica reunião que teve com Daniel Volcaro. Na entrevista que concedeu ao UOL, o presidente da República justificou o encontro que teve em novembro de 2024, fora da agenda oficial, com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Ele disse que habitualmente recebe executivos de outros bancos e que Vorcaro o procurou para reclamar de uma "perseguição" que estaria sofrendo. Na época, o BC já investigava irregularidades no Master, que acabou liquidado em 2025. O presidente relatou que, no encontro, garantiu a Vorcaro que não haveria posição política pró ou contra o Banco Master, que seria uma investigação técnica. Veja trechos da entrevista.
- Presidente critica conselho de paz de Donald Trump. Em outro momento da entrevista, Lula criticou a iniciativa do presidente dos Estados Unidos e defendeu que palestinos participem do conselho proposto. Ele disse ainda que o Brasil tem interesse em entrar no grupo, mas sob a condição de que a Palestina tenha alguma participação e que o foco seja reconstruir Gaza. O presidente também criticou a proposta de Trump para reconstrução da região, que definiu como "resort". "Quero saber quem é que vai reconstruir as casas, os hospitais, as padarias, os bares que foram detonados?", questionou.
- Lula diz que filho 'vai pagar' se tiver envolvimento em fraude do INSS. O presidente também falou à jornalista Daniela Lima sobre as apurações dos desvios ilegais de benefícios do INSS. Lula revelou ter tido uma conversa com Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, sobre o escândalo e o envolvimento de seu nome. Ele disse que o filho "vai pagar o preço" se tiver envolvimento no caso, após ter sido mencionado nas investigações. Investigadores da Polícia Federal informaram ao STF que apuram se o filho do presidente seria sócio oculto do Careca do INSS. A hipótese é que Lulinha teria se envolvido no esquema por meio de uma amiga, que foi alvo da Operação Sem Desconto em dezembro.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário