sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Lula joga xadrez com MDB e Kassab por vice; clã empurra Carluxo para SC

 

Em entrevista ao UOL, Lula disse que Alckmin sabe que tem um papel a cumprir em São Paulo na próxima eleição --mas que ainda não conversou com seu vice sobre isso

Em entrevista ao UOL, Lula disse que Alckmin sabe que tem um papel a cumprir em São Paulo na próxima eleição --mas que ainda não conversou com seu vice sobre isso

Ricardo Stuckert/PR


Roger Modkovski

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista exclusiva ao UOL, que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) "sabe que tem um papel a cumprir em São Paulo" na campanha eleitoral deste ano —o que reforça a noção de que ele está sondando Gilberto Kassab (PSD) ou um nome do MDB para seu companheiro de chapa. O lance, ousado, visaria fortalecer a esquerda em SP, estado considerado crucial para garantir a reeleição do presidente.

 

Para o colunista Leonardo Sakamoto, a sinalização de Lula é mais uma prova do pragmatismo do presidente: como num jogo de xadrez, "sacrifica-se o atual arranjo em prol de uma aliança que, em tese, oferece mais segurança eleitoral contra a direita".

A declaração de Lula é feita um dia depois de um otimista jantar, em ritmo de abre-alas da campanha eleitoral 2026, em que Lula elogiou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e mostrou confiança em que vai ser reeleito, relata Thais Bilenky.

Também na entrevista a Daniela Lima no UOL, Lula disse que os dados positivos da economia em seu terceiro governo ainda não se refletiram nas pesquisas eleitorais "porque a campanha ainda não começou".

 

Racha em SC

Sakamoto ainda comenta a saída da deputada federal Caroline de Toni do PL, provocada pela imposição pelos Bolsonaros do nome do ex-vereador carioca Carlos Bolsonaro para a candidatura ao Senado por Santa Catarina.

 

Ao empurrar o filho de Jair Bolsonaro "goela abaixo" do eleitor catarinense, o clã embaralhou uma eleição que parecia fácil para a direita —e pode sobrar até para um candidato mais à esquerda. "Na meritocracia bolsonarista, quem tem pai, tem tudo", reflete Sakamoto.

Leonardo Sakamoto: Lula dança com MDB e Kassab e deixa em aberto Alckmin como seu vice em 2026

 

Leonardo Sakamoto: Filhocracia do clã Bolsonaro enxota aliada e empurra alien pela goela de SC

Josias de SouzaLula joga Alckmin na frigideira e coloca a vaga de vice no balcão

Letícia Casado: Tarcísio se irrita e veta Kassab como vice em SP após fala sobre submissão

Amanda Klein: Jantar de Lula é abre-alas para 2026

Thais Bilenky: Lula canta Vandré, elogia Motta e mostra confiança na reeleição em jantar

Daniela Lima: Economia vai começar a virar votos quando começar a campanha, diz Lula

Daniela Lima: 'Eu ainda não desisti de você, Pacheco', diz Lula sobre eleição em MG

Nenhum comentário: