quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Tribunal tirar patentes de militares golpistas pode barrar crimes no futuro

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado e preso por tentativa frustrada de golpe de Estado, em foto durante sua formação militar

O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado e preso por tentativa frustrada de golpe de Estado, em foto durante sua formação militar

Arquivo pessoal



Roger Modkovski

O Ministério Público Militar pediu que o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros quatro oficiais condenados pela tentativa frustrada de golpe de Estado sejam expulsos das Forças Armadas.

Para o colunista Josias de Souza, o julgamento previsto para ocorrer no Superior Tribunal Militar irá informar ao país que tipo de Forças Armadas o Brasil tem. Será que vale a pena Exército, Marinha e Aeronáutica se sacrificarem para salvar cinco patentes enlameadas?, questiona Josias.

Para Leonardo Sakamoto, o fato de que para essa turma a perda de patente ser um fato grave e desonroso pode tornar a decisão uma prevenção contra novas aventuras golpistas no futuro.

 

Finalmente, o jurista e colunista Wálter Maierovitch afirma que se o STM não tirar a patente dos golpistas ele irá rasgar a Constituição.

Josias de Souza: Ao julgar Bolsonaro, STF dirá que Forças Armadas temos

Leonardo Sakamoto: Perda de patentes de generais pode prevenir golpes futuros

Wálter Maierovitch: Manter patente de Bolsonaro e aliados é rasgar a Constituição

Nenhum comentário: