quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dia de Campo do Projeto Balde Cheio reuniu produtores da região tocantina

Ação aconteceu na Fazenda Copacabana, em Vila Nova dos Martírios, unidade demonstrativa do Projeto do Leite desenvolvido pelo Sebrae na região Sul

O Projeto Agronegócio do Leite e Derivados na região Sul, promovido pelo Sebrae, realizou no último sábado, 1º de fevereiro, o Dia de Campo Balde Cheio, que consistiu em um dia de palestras e demonstrações práticas da transferência de tecnologia para o campo, realizada pelo projeto. A ação aconteceu na “Fazenda Copacabana”, no município de Vila Nova dos Martírios – o estabelecimento é uma das unidades demonstrativas do Projeto.

O evento reuniu cerca de 230 pessoas - entre pequenos e grandes produtores de leite, empresários do setor e autoridades regionais de várias cidades - Estreito, Itinga, Buriticupu, Campestre, Porto Franco, João Lisboa, Grajaú, Senador La Rocque, São Pedro da Água Branca, Cidelândia - como também de municípios do Estado do Tocantins. Os gerentes e técnicos das unidades do Sebrae em Açailândia e Imperatriz – que apoiaram a ação – também acompanharam as atividades.

A programação do Dia de Campo Balde Cheio apresentou a tecnologia através de palestras e demonstrações práticas na “Fazenda Copacabana”. Foram discutidos assuntos sobre manejo alimentar, custo de produção, ordenha mecânica, irrigação, gestão agropecuária, reprodução, qualidade do leite e venda da produção.

A programação contou com a presença do consultor de São Paulo indicado pela Embrapa, o Engenheiro Agrônomo João Rosseto, que destacou a importância da ação para os produtores rurais. “O projeto visa transferir tecnologia e quando a gente faz um evento como esse, a gente prova para os produtores que é possível implantar a tecnologia Balde Cheio em sua propriedade. O produtor consegue ver onde ele pode chegar, quando visita uma unidade demonstrativa como essa”, destacou Rosseto. “A tecnologia Balde Cheio visa passar novas técnicas e como utiliza-las, só que de uma forma prática, no campo“, finalizou.

A gestora do Projeto, Márcia Maria, organizadora do evento, ressaltou a importância do Dia do Campo. “Esse Dia de Campo tem como principal objetivo disseminar informações necessárias para que o produtor rural, ao conhecê-las e aplicá-las, possa obter um ganho significativo na sua produção e o crescimento do seu negócio leite”, enfatizou Márcia Martins.

Projeto Balde Cheio

O projeto consiste em uma metodologia de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, a fim de promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas. No Maranhão, o programa é realizado através da parceria da Embrapa com o Sebrae. Dentre os resultados positivos, destaca-se o aumento significativo na produção do leite e a redução da área de pastagem.

Luisa Maria Cirqueira e Mariana de Sousa - Unidade de Marketing e Comunicação SEBRAE – Ma - Contatos: (99) 8128-5658/9147 4275

Nenhum comentário: