quinta-feira, 19 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Farmácia de Açailândia é acusada de prática abusiva de preços


MP vai investigar denúncias contra a FARMÁCIA SANTA MARIA por conta de aumento de até 70% na cobrança do álcool em gel. A farmácia emitiu nota, e, a justificativa pelo exorbitante aumento seria os altos custos no frete – terá que dar explicações ao MP.
Cupon Fiscal de venda da Farmácia Santa Maria que serve de provas ao Ministério Público do Maranhão.

A 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia expediu, nesta quarta-feira, 18, ordem de serviço determinando a fiscalização, por amostragem, das farmácias e estabelecimentos comerciais nos principais bairros do município, a fim de verificar os preços praticados e eventual histórico de elevação nas últimas semanas de produtos, como álcool em gel e máscaras de proteção.

Também foi determinada a notificação do representante legal da Farmácia Santa Maria, localizada no centro de Açailândia, a fim de apresentar, em até cinco dias, informações por escrito e documentação que justifique a elevação excessiva do produto álcool em gel comercializado, conforme foi denunciado em rede social.

O titular da 1ª Promotoria, o promotor de justiça Gleudson Malheiros, tomou conhecimento do fato por meio de mensagens em redes sociais sobre a venda de álcool em gel a 70% na referida farmácia com valor abusivo, comprovado pela fotografia da nota fiscal do produto. “O fato representa elevação injustificada do preço do produto, o que pode configurar prática abusiva contra o consumidor prevista no artigo 39, do Código de Defesa do Consumidor, sujeito à imposição de sanções legais”, ponderou.

Gleudson Malheiros acrescentou, ainda, que esse aumento dos preços não está associado à elevação de custos na produção, mas à procura elevada pelos consumidores, sobretudo, do álcool em gel e das máscaras de proteção, visando à prevenção do coronavirus (COVID-19), conforme recomendações das autoridades de saúde.

Na ordem de serviço, o membro do Ministério Público também determinou o encaminhamento de ofício para o Procon, requisitando providências e relatório de fiscalização dos fatos, com as cópias dos documentos.

Entendo o caso

Tudo começou quando uma moradora de Açailândia saiu em busca do produto em diversos estabelecimento comerciais, após várias tentativas, eis que o álcool foi encontrado na Farmácia Santa Maria.

Em função da necessidade a  grande procura pelo produto farmacêutico que ora ocorre em todo país, como uma tentativa de se proteger do CORONA VÍRUS, a pessoa comprou o produto, em seguida registrou uma foto da nota fiscal, postou em um grupos de Whatsapp, e rapidamente a foto viralizou causando indignação na população. 

A denúncia chegou ao conhecimento do Ministério Público do Maranhão, que já tomou as devidas providências.

A Farmácia chegou a emitir uma nota explicando que os altos custos dos fretes fizeram elevar o preço do produto, mas pelo jeito não convenceram a população e muito menos o MP.

A população fica no aguardo dos resultados!

Simples assim.

Com informações da Redação CCOM-MPMA.

Nenhum comentário: