Governo do Estado incrementa políticas educacionais de reinserção de jovens e adultos na escola e no mercado de trabalho, proporcionando oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Um dos instrumentos da nova política de educação estadual é o ProJovem, programa do Governo Federal criado para promover a inclusão social de jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental.
Na terça-feira (9), em Açailândia, o Governo do Estado entregou cartões aos alunos inscritos no Pólo Roseana Sarney.
A solenidade contou com a presença do secretário do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas; o vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar; o assessor da Secretaria de Articulação Política do Maranhão, Léo Cunha; o secretário de Esportes de Açailândia, Josué Alves; o gerente da Caixa Econômica Federal no Município, João Paulo; e Neusa Ramos, diretora executiva do ProJovem Urbano local.
A entrega dos cartões aconteceu na quadra de esportes da Escola Roseana Sarney, no centro de Açailândia. Com ele, os alunos inscritos no ProJovem Urbano poderão receber a bolsa-estudo de R$ 100 oferecida pelo Governo Federal. Para receber a bolsa, é preciso que os inscritos tenham participação efetiva no projeto, que além das aulas no ensino fundamental, ainda oferece cursos profissionalizantes.
Em Açailândia, os jovens participam de oficinas de informática.Ao todo, 760 alunos, na faixa etária de 18 a 29 anos, estão inscritos no ProJovem Urbano desenvolvido no município pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Juventude e Esportes. Em Açailândia, existem três pólos com alunos do ProJovem: Pólos Fernando Rodrigues, Eduardo Pereira, e o Roseana Sarney, que é o maior, com 10 salas de aula em funcionamento. Nos outros dois, são cinco salas em cada um. Trinta e dois professores integram a equipe do programa, além de sete coordenadores.
Para o secretário do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas, "o ProJovem é uma ferramenta importantíssima para capacitação dos jovens maranhenses, porque além de trazê-los de volta a sala de aula, ainda oferece os cursos de capacitação, como o de informática”. "A determinação da governadora Roseana é fazer com que a maioria desses jovens do ProJovem possa, além de concluir o curso, está apta para ingressar no mercado de trabalho como mão-de-obra capacitada," concluiu.
Fonte: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário