quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Proibido fumar em local fechado no MA

Nova Lei
Proibido fumar em local fechado no MA
Lei foi promulgada pela Assembléia Legislativa do Maranhão ontem (11). Estabelecimentos estarão sujeitos a multas


Agora é lei. É proibido fumar em recintos fechados em todo o Maranhão e o estabelecimento que desrespeitar a determinação estará sujeito a multa, conforme prevê a Lei nº9.010/09, promulgada pela Assembléia Legislativa ontem, de autoria do deputado Marcos Caldas (PT do B). A medida vale não só para cigarros, mas para cigarrilhas, charutos e outros produtos fumígenos, “derivados ou não do tabaco”.
A proposta de Marcos Caldas foi aprovada pela Assembleia em 17 de junho. A partir de então o governo do estado teria 15 dias úteis para se manifestar, podendo sancioná-la, vetá-la ou mesmo oferecer emendas. Como não o fez a promulgação da nova lei passou a ser prerrogativa da Casa. O projeto de Marcos Caldas altera a Lei n° 5.074, de 20 de dezembro de 1990. A nova redação acrescenta ao artigo primeiro a proibição de reservar salas ou recintos destinados aos fumantes [fumódromos] em ambientes fechados, tendo em vista não serem considerados locais eficientes.

A nova determinação altera a lei nº 5.074, de 20 de dezembro de 1990. O texto estabelece que fica proibido o consumo “em ambientes de usos coletivo, públicos ou privados”, o que implica dizer que não é mais permitido fumar em casas de shows, boates, restaurantes, bancos, supermercados, repartições públicas, praças de alimentação, hotéis, comércios e tantos outros locais. Em veículos públicos ou privados de transporte coletivo, além de viaturas oficiais de qualquer gênero e táxis, também está vetado o fumo.

A Lei não considera como “recintos fechados”, varandas, terraços ou espaços de abrangência semelhante. Para subsidiar os empresários - proprietários de bares, restaurantes e similares - o uso de força policial contra fumantes que desrespeitarem a nova determinação pode ser adotado.

O objetivo, segundo o parlamentar, é proteger o fumante passivo da inalação da fumaça liberada pelo cigarro do fumante ativo. “Este último encontra-se, parcialmente, protegido pelo filtro do cigarro, enquanto o outro aspira substâncias tóxicas produzidas a partir da queima do papel e da nicotina”, destacou Caldas.

Nenhum comentário: