quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ataque de abelhas provoca morte de ex-vice-prefeito

Ataque de abelhas provoca morte de ex-vice-prefeito
Segundo especialista, o pecuarista pode ter sido vítima das abelhas africanizadas, hibridas de duas espécies conhecidas por serem excelentes polinizadoras e agressivas.


Ex-vice-prefeito de Porto Franco, interior do Maranhão, Hélio Teixeira Soares, 62, foi vítima do ataque de um enxame de abelhas na noite desta segunda-feira, 19. Familiares ainda tentaram prestar socorro levando o pecuarista ao hospital Santa Mônica já em Imperatriz, mas ele não resistiu e faleceu.

Segundo familiares, Hélio Teixeira Soares estava andando de trator em sua fazenda, localizada no município de Porto Franco, quando foi surpreendido pelo enxame. Segundo especialista, o pecuarista pode ter sido vítima das abelhas africanizadas, hibridas de duas espécies conhecidas por serem excelentes polinizadoras e agressivas, já que no Brasil existe uma mistura de espécies.

As africanizadas são hibridas resultantes do cruzamento das italianas (Apis mellifera ligustica), trazidas pelos frades e bispos italianos no fim de 1800, com as africanas (Apis mellifera scutellata), importadas em 1956 por cientistas brasileiros, com vistas à melhoria da produção de mel e desde então vem se cruzando com as abelhas européias.

A variabilidade genética dessas abelhas é muito grande, havendo uma predominância das características das abelhas européias no Sul do País, enquanto ao Norte predominam as características das abelhas africanas. A abelha africanizada possui um comportamento muito semelhante ao da Apis mellifera scutellata, em razão da maior adaptabilidade dessa raça às condições climáticas do País.

Nenhum comentário: