terça-feira, 6 de outubro de 2009

NOTÍCIAS DA MANHÃ

NOTÍCIAS DA MANHÃ

Internet
Marco regulatório para a web brasileira
O governo federal planeja criar um marco regulatório civil para a internet. A ideia é envolver questões como responsabilidade civil de provedores e usuários, privacidade de dados, os direitos fundamentais do internauta, como liberdade de expressão, entre outras. O plano é usar a própria internet para elaborar o projeto de lei: no final de outubro, o Ministério da Justiça deve lançar um blog com esses temas que, por 45 dias, vai receber manifestações e argumentos das pessoas sobre o que deveria ser regulado e como. Recolhida as sugestões, será redigido o projeto, que volta ao blog para mais palpites e deve chegar ao Congresso no início do ano que vem, de acordo com a Folha (para assinantes). A intenção, a princípio, é barrar tentativas de colocar regras à web, como aconteceu na minirreforma eleitoral – que tentou regular a cobertura das campanhas eleitorais. Mas será que qualquer tentativa de regular a rede daria certo?

Esportes
Razão e emoção
Em um artigo publicado pelo britânico The Observer (em inglês), Mike Lee, o consultor contratado pelo Brasil para estruturar a campanha pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016, fala sobre a estratégia adotada para o Rio de Janeiro. Ele afirma que o que vale para um atleta vale também para a cidade que pretende sediar os jogos: não adianta simplesmente aparecer no dia da competição, é preciso se preparar com antecedência. Ele faz referência ao comparar as atuações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama, que defendeu Chicago, eliminada na primeira rodada da votação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Lee escreve que Lula foi absolutamente crucial para a vitória, porque ele trabalhou na campanha do Rio durante dois anos, assim como o primeiro ministro britânico Tony Blair (Londres vai sediar os jogos em 2014 e Lee também foi o maestro da campanha). Ao contrário de Obama, segue ele, que apareceu apenas no dia da votação e fez um discurso de sete minutos. Lee também conta que teria sido fácil apresentar o Rio apenas com o lado da “emoção e da paixão”, mas isso apenas não teria funcionado. Era preciso também trazer à tona o lado racional da candidatura do Rio – como o fato de nunca antes um país na América do Sul ter sediado os Jogos. A combinação dos dois lados foi pensada para a apresentação em Copenhague, com os discursos de Lula, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e ex-atleta olímpico, Carlos Nuzman.
Política
Campanha de índio
“Não podemos ficar na vitrine para gringo ver.” Esse parece ser o lema dos índios brasileiros que estão se organizando para aumentar sua representação política nas próximas eleições. Divididos entre 220 etnias e 180 línguas, eles somam mais de 700 mil, dos quais 150 mil eleitores. O plano é eleger pelo menos cinco deputados federais, ter bancada forte nas assembleias legislativas nos 19 Estados onde são mais organizados e, assim, deixar de depender tanto da Fundação Nacional do Índio (Funai) e das igrejas na hora de defender suas bandeiras. De acordo com o Estadão, caciques estão recrutando em suas regiões os principais puxadores de votos, reconhecidos pela facilidade de articulação, para concorrer às assembleias. Rondônia, Roraima e Bahia já têm seus candidatos. Os três devem sair pelo PV, o partido preferido. Mas a ordem é avaliar bem em qual legenda as chances de vitória são maiores.

Desconto para pequenas rádios
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma redução de imposto para mais de 4 mil rádios do interior do país (a decisão faz parte da lei eleitoral sancionada por ele na semana passada). O benefício será dado na forma de ressarcimento a pequenas rádios como compensação pelo tempo cedido à campanha política gratuita, um direito até agora garantido apenas às grandes emissoras, de TV inclusive. Lula já havia aumentado o número de veículos de comunicação que recebem verbas de publicidade federal de 499 para quase 5.300. De acordo com a Folha (para assinantes), a isenção terá pouco impacto no orçamento da União, mas, no campo político, Lula poderá argumentar que seu governo democratizou o benefício. O que, por sinal, é estratégia declarada do governo federal. O presidente da Abert, a associação das empresas de rádio e TV, diz que não há cooptação política, mas sim correção de uma distorção.

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