terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Professores de Itinga do Maranhão cruzam os braços frente aos desmandos da Prefeita Vete Botelho.

GREVE NA EDUCAÇÃO
Professores de Itinga do Maranhão cruzam os braços frente aos desmandos da Prefeita Vete Botelho.

Por Ezequias Holanda
Itinga do Maranhão - Tudo que foi conquistado por esse sindicato durante doze anos estão sendo tirados da categoria, afirmou a presidente Vera, na ultima assembléia do SINTEEIMA. Em um clima de revolta e união os professores da rede municipal de ensino de Itinga do Maranhão resolveram a partir de hoje dia 08 de dezembro cruzarem os braços diante dos desmandos e descaso da Prefeita Vete Botelho ante a categoria, para não prejudicarem os alunos no final do ano letivo, os docentes estão recusando a fazerem os conselhos de classe das escolas enquanto a senhora prefeita municipal não sentar com a categoria e/ou representantes da mesma para discutir o PCCS (Plano de Cargo Carreira e Salário) da categoria.

Segundo informações repassadas pela própria presidente até a presente data a prefeita Vete Botelho não dignou-se a sentar-se com a categoria ou seus representantes legais, apenas enviou representantes os quais transmitem somente aquilo que a senhora mandatária lhes ordena e que vem de encontro apenas o com o seu desígnios.

Em ato continuo de demonstração de autoritarismo diante da classe de educadores de Itinga do Maranhão, a gestora municipal no Art. 78 do novo PCCS que deve ser votado e aprovado pelos 8 vereadores que fazem parte do atual governo municipal diz o seguinte, “Esta Lei entra em vigor 90 (noventa) dias da data da sua publicação, revogando as disposições em contrário, em especial as Leis nº. 051 de 30 de junho de 1998; 054 de 09 de novembro 1998; 029 de 09 de dezembro de 2002; 051 de 31 de maio de 2004; 080, de 19 de outubro de 2007; 095 de dezembro de 2008 e 102 de 08 de julho de 2009.

Todos os artigos acima referem-se as conquistas da classe nos anos citados, temos como exemplo de perda, redução de gratificação para diretores, a retirada do incentivo para professores que estiverem em sala de aula, vale transporte para quem trabalha na Zona Rural ou mora em outro município, redução do percentual de ganhos com entrada de títulos, prorrogação do recebimento da gratificação por entrada dos títulos passando de automática para seis meses ou podendo estende-se a um ano, retirada dos agentes de portaria, zeladoras, merendeiras e auxiliares de secretaria do PCCS, entre outras percas.

Segundo membros da diretoria do SINTEEIMA o que mais indigna a classe é saber que dentro da câmara municipal existem 5 professores eleitos vereadores para os defenderem, dos quais apenas um o vereador, Renilson Alves Machado, tem feito jus aos votos que recebera da categoria, pois até o ex-presidente do sindicato que outrora representava e defendia com unhas e dentes a categoria é o atual líder do governo na casa de Leis.

4 comentários:

Anônimo disse...

E isso é só o começo??!! Sem contar que segundo o novo PCCS, o município só considerará como carreira do magistério para mudança de nivel, os estudos de 2º grau com habilitação no magistério e a graduação com formação específica. Ou seja, só teremos o Nível I - professor com formação de nível médio na modalidade normal; e professor Nível II - graduação com formação específica. Portanto, quem estiver pagando (caro, diga-se de passagem) para cursar pós graduação ou mestrado, esperando melhoria salarial, já pode desistir, pois em Itinga do Maranhão não está valendo a pena o professor investir nos estudos. É meio contraditório: Como pode haver melhorias na educação sem que haja capacitação permanente dos educadores? Como o professor vai investir nos próprios estudos sem que haja compensação (retorno) financeira? E quem estava à frente da elaboração desse novo PCCS era nada mais nada menos do que a pessoa que outrora defendia a categoria com unhas e dentes, que lutou pelas conquistas que hora repudia, que foi eleito pela categoria para representá-la na Casa de Leis. Que é isso PROFESSOR CLAUDEMIR??? A Câmara não é uma extensão do gabinete da prefeita, não! Aguarde-nos! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE!....

Anônimo disse...

SÓ TEMOS UMA RESPOSTA PARA TODOS ESSES DESMANDOS: GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE! GREVE!GREVE! GREVE!...

Anônimo disse...

O vereador professor Claudemir está sendo a maior decepção da categoria!!! Ainda bem que só faltam 3 anos... aí: by by!

Anônimo disse...

O próprio Ministério da Educação denomina os agentes de portaria,zeladoras, merendeiras e secretárias de escolas, como COLABORADORES EM EDUCAÇÃO, e diz que estes devem ter PCCS próprio ou constar no PCCS da educação. Em Itinga do Maranhão, segundo o PCCS feito pelo vereador professor Claudemir, estes funcionário fazem parte do quadro geral do município, apenas designados para desenvolver suas atividades em Escolas. O professor Claudemir deveria estudar um pouquinho mais as determinações do MEC, antes de sair por aí cometendo esses dispaltérios, essa falta de respeito com o funcionalismo público! Mais respeito professor!!! Se é que você ainda permite ser assim chamado!! (o que eu duvido muito)